terça-feira, 15 de maio de 2012

Fábrica da Swift em funcionamento é retratada em exposição no Centro Cultural Daud Jorge Simão


O Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão recebe, a partir de ontem, segunda-feira (14/5), a exposição fotográfica “Swift – Um Patrimônio do Povo Rio-pretense”, de Edson Baffi. A mostra integra o projeto “Diferentes ângulos e emoções de Rio Preto sob o olhar de Edson Baffi”, que leva à população rio-pretense a oportunidade de relembrar – ou conhecer – fatos, personagens e transformações marcantes do município a partir da década de 70, período em que o repórter-fotográfico construiu e consolidou sua carreira.
O projeto consiste em dez exposições, que serão realizadas até dezembro. A cada mês é apresentado um tema diversificado, em um local diferente. Esta segunda mostra, “Swift – Um Patrimônio do Povo Rio-pretense”, conta com 30 imagens, todas em preto e branco, que retratam a fábrica de óleo de algodão e de amendoim em pleno funcionamento.
Nas imagens, é possível reconhecer as dependências internas do local, os detalhes da arquitetura, somados à intensa atividade industrial. “É mais um presente do acervo de meu pai às pessoas que não tiveram a oportunidade de ver a Swift, hoje um dos maiores cartões postais de São José do Rio Preto, em funcionamento”, comenta Edinho Baffi, filho do fotógrafo.
A mostra, “Swift – Um Patrimônio do Povo Rio-Pretense”, fica aberta ao público até o dia 28 de maio. Nos outros meses, serão montadas as exposições “Os donos das ruas”, “Artistas rio-pretenses”, “A magia das eleições”, “Rio-pretenses em Retratos”, “Transformações urbanas”, “A vida como ela é” e “Terra de São José”, de junho a dezembro, respectivamente.
Edson Baffi 
Durante 40 anos, os principais acontecimentos e personagens de São José do Rio Preto e região foram registrados pelas lentes de Edson Baffi. Com um olhar singular e diferente, era capaz de denunciar ou glamourizar momentos importantes com a mesma intensidade e qualidade técnica.
Apaixonado pelo fotojornalismo, contou, por meio de imagens, a história do município. Seu arquivo de imagens é fonte para as novas gerações que desejam conhecer e compreender melhor as transformações da cidade e da população rio-pretense.
Ocupante da cadeira 15 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, Baffi faleceu no ano de 2011, vítima de câncer no pulmão.

Exposição “Swift – Um Patrimônio do 
Povo Rio-pretense”, de Edson Baffi
Data: de 14 a 28 de maio 
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão 
 Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 – Centro

Nenhum comentário: