domingo, 4 de março de 2012

O programa MESA BRASIL do SESC oferece várias oficinas sobre saúde e alimentação



O programa Mesa Brasil, criado em 1994 pelo SESC São Paulo, é uma iniciativa de ação social e educativa, que integra empresas, instituições sociais e voluntários com o objetivo de contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos e da fome. O Mesa Brasil também trabalha para a melhoria da qualidade de vida de populações carentes institucionalizadas, sendo pioneiro no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
 Todo o trabalho já realizado pelo programa pode ser visto na Instalação Cenográfica Mesa Brasil, que acontece do dia 6 de março ao dia 8 de abril, de terça a sexta das 13h às 21h45, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h45, na Área de Convivência. A instalação conta, através de fotos, textos e outros elementos, a rotina do Mesa Brasil em nossa cidade. As ações de combate ao desperdício de alimentos, o consumo consciente e o aproveitamento do alimento também se destacam, forçando o público a refletir sobre esses assuntos. 
 A oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos no dia 10, às 10h, sugere cardápios e receitas enquanto orienta sobre o valor nutricional dos alimentos e seus nutrientes, e ainda suas técnicas de preparo para total aproveitamento. É na Sala de Expressão Artística.
 Nutricionistas dão dicas sobre como fazer compras, armazenar os alimentos e planejar um cardápio, e ainda ensinam técnicas de armazenamento tendo em vista a conservação do valor nutricional, do sabor e da higiene, tudo na oficina de Como Comprar, Armazenar e Congelar os Alimentos Evitando Perdas e Conservando os Nutrientes, às 19h do dia 16, sexta, na Sala de Expressão Artística.
 Os antioxidantes também entram no foco com a oficina Antioxidantes Presentes nos Alimentos: Quais são os seus Benefícios e como Aproveitá-los ao Máximo, onde os inscritos recebem orientações, dicas e receitas sobre a importância dos antioxidantes, em quais alimentos eles se encontram, na prevenção de quais doenças funciona e como usá-lo para a manutenção da saúde e do bem estar.
Sexta, dia 23, às 19h, na Sala de Expressão Artística.
 Já no dia 24, às 10h, na Sala de Expressão Artística, é a vez da oficina Alimentação Natural: Conceitos e Alternativas, que ensina com demonstrações e degustações de preparações a como se alimentar utilizando alimentos naturais e alternativos, ricos em nutrientes e acessíveis a todos.
 A instalação e as oficinas são gratuitas. Para mais informações (17) 3216 9300 ou www.sescsp.org.br/riopreto.

Confira a programação
 completa do Mesa Brasil:

Do dia 6/março a 8/abril
Instalação Cenográfica Mesa Brasil
Através de fotos, texto e elementos cenográficos que ilustram a rotina do Programa Mesa em Rio Preto, a comunidade 

Dia 10
Aproveitamento Integral dos Alimentos
Orientações sobre o valor nutricional de todos os componentes dos alimentos e as técnicas de preparo para o seu aproveitamento integral. Sugestão de cardápios e receitas de degustação de preparações. Na Sala de Expressão Artística.
Sábado, 10h. Grátis.

Dia 16
Como Comprar, Armazenar e Congelar os Alimentos Evitando Perdas e Conservando os Nutrientes
Nutricionistas dão dicas sobre planejamento de cardápios, compras e armazenamento de alimentos e ensinam técnicas de congelamento, tendo em vista a conservação do valor nutricional, do sabor e da higiene.
Sexta, 19h. Grátis.

Dia 23
Antioxidantes Presentes nos Alimentos: Quais são os seus Benefícios e como Aproveitá-los ao Maximo
Orientações sobre a importância dos antioxidantes, presentes em diversos tipos de alimentos, na prevenção de diversas doenças e manutenção da saúde e bem estar. Dicas e receitas.
Sexta, 19h. Grátis.

Dia 24
Alimentação Natural: Conceitos e Alternativas
Como se alimentar utilizando uma variedade de alimentos naturais e alternativos, ricos em nutrientes e acessíveis a todos. Demonstração de alimentos e degustação de preparações.
Sábado, 10h. Grátis.


SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 
 São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300.
Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais:
 www.twitter.com/sescriopreto

Nenhum comentário: