quarta-feira, 7 de março de 2012

Museu Primitivista ganha hoje nova sede


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Cultura, inaugura nesta quarta-feira (7/3), às 10 horas, a nova sede do Museu Municipal de Arte Primitivista ‘José Antônio da Silva’, que funcionará no antigo prédio da Riopretoprev, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.
O Museu reúne em seu acervo 28 telas, 25 painéis, 20 esculturas, além de objetos históricos, fotos e documentos de todas as fases da obra de José Antônio da Silva, artista primitivista que viveu a maior parte de sua vida em São José do Rio Preto. Disponibiliza também os quatro livros escritos pela artista: “Romance de minha vida”, publicado em 1949; “Maria Clara”, em 1970; “Alice”, em 1972; e “Sou Pintor, Sou Poeta”, em 1981;
Artista autodidata, Silva pintou o desbravamento e a implantação da agricultura na região noroeste do estado de São Paulo, como a transformação da mata em lavoura e a de um país agrário em urbano.
Em 1966, montou o Museu Municipal de Arte Contemporânea, com algumas de suas obras, no prédio onde residia e que hoje funciona o Museu de Arte Naïf. O Museu de Arte Primitivista foi inaugurado em 19 de julho de 1980.
O prédio onde funcionará o MAP foi construído na década de 40 para abrigar a sede do Tiro de Guerra. Em seguida, foi instalada a Biblioteca Pública Municipal ‘Dr. Fernando Costa’, passando depois a sediar a Riopretoprev, sistema de previdência próprio da Prefeitura Municipal. O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de São José do Rio Preto.


Inauguração da nova sede do 
Museu Municipal de Arte 
Primitivista ‘José Antônio da Silva’

Data: 7 de março de 2012
Horário: 10 horas
Local: Rua Voluntários de São Paulo, 3.491 – Centro

Nenhum comentário: