A criação de uma data de reconhecimento da mulher surgiu dentro do contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial - época em que ocorreu a incorporação em massa da mão-de-obra feminina no circuito industrial. As condições de trabalho insalubres e perigosas eram motivo frequente de protestos, e grupos feministas surgiram pelo mundo para reclamar esses direitos.
Na Rússia, aconteceu a maior e mais importante das manifestações, quando as mulheres decidiram sair às ruas para exigir melhores condições. O movimento delas tomou grandes proporções e acabou antecipando a Revolução Russa de 1917, no dia 8 de março.
Em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pelas Nações Unidas para lembrar a importância feminina na sociedade, economia e política.
E, para coroar essa história incrível, fizemos um doodle que representa a diversidade e, por assim dizer, a figura mundial da mulher, em inúmeros países e etnias. Elas lutaram e conquistaram mudanças fundamentais para o mundo que conhecemos hoje. Parabéns a todas as mulheres!
Nenhum comentário:
Postar um comentário