quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Página da Vida dia 9 do mês dezembro de 2008


Milton Gonçalves (Monte Santo de Minas, 9 de dezembro de 1933) é um ator brasileiro. Pai do também ator Maurício Gonçalves, casado com Oda Gonçalves desde 1966, com quem tem três filhos. Começou a carreira...(Continua na edição do ano passado).


Os jornalistas Vinicius de Paula e Milton Rodrigues lançam dia 12 de dezembro, às 20h, na Biblioteca Municipal de Rio Preto (Praça Cívica), o livro "Todos os Derbys - Almanaque do Futebol Rio-pretense", obra que traz os 58 confrontos da história do América e do Rio Preto EC, os dois times de futebol profissional da cidade. O livro traz as informações dos jogos, acompanhadas da ficha técnica, imagens e estatísticas, contextualizando com a época em que cada duelo foi disputado, o que permite várias pequenas viagens pelos cenários da São José do Rio Preto a partir de 1946, quando o América surgiu e o Rio Preto já estava com seus 27 anos de estrada. Para driblar o formato relatorial e oferecer uma leitura mais agradável, além da descrição pura e simples de lances de jogos, os autores foram buscar ferramentas literárias, em que a realidade se mistura a uma pequena dose de ficção, suficiente para proporcionar mais sabor aos fatos reais sem descaracterizá-los. "Entre crônicas e contos, personagens vão surgindo com naturalidade para nos ajudar a contar a história dos derbys", comenta o jornalista Vinicius de Paula, repórter da editoria de Esportes do jornal Diário da Região, em São José do Rio Preto. "São personagens que, direta ou indiretamente, em algum momento de suas vidas estiveram ligados aos clubes de futebol profissional da cidade", afirma Milton Rodrigues, que é editor-chefe do Diário da Região. São jogadores, técnicos, árbitros, dirigentes, torcedores, jornalistas, radialistas, cronistas em geral ou, simplesmente, membros do cotidiano rio-pretense que ao longo das últimas seis décadas desfilaram pela rua Bernardino de Campos, freqüentaram os antigos cinemas, foram das arquibancadas do Victor Brito Bastos ao Riopretão, do Mário Alves Mendonça ao Teixeirão. Vencedor do Prêmio Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, promovido pela Prefeitura de Rio Preto, "Todos os Derbys" é a segunda obra da trilogia "Almanaque do Futebol Rio-pretense", iniciada em 2006 com o lançamento do livro "América 60 Anos" e que vai se completar com a história dos 90 anos do Rio Preto em 2009. Lançado pela THS Arantes Editora, o livro dos derbys conta ainda com o apoio cultural do jornal Diário da Região.

O convite enviado A Página pela Secretária de Cultura de São José do Rio Preto, nesta sexta-feira , dia 12, as 20h00 na Biblioteca Municipal, o lançamento de um livro que contém “Todos os Derbys” ou seja um Almanaque do Futebol Riopretense, a história de todos os duelos entre o América e o Rio Preto – 1946/2008. Com certeza estarei lá, e reforço o convite venha você também, o convite está em aberto. Compareça!


Para ver as fotos das matérias acima de Milton Gonçalves e seus 75 anos e abaixo outro Milton Rodrigues com o Vínicius de Paula e o Desafio de Eudes Quintino ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” , e agora também em nossa modesta página.

Nenhum comentário: