sábado, 12 de dezembro de 2009

Filatelia, Numismática, Cartofilia e correlatos será sempre tema aos sábados em nossa página








Peça filatélica cedida pelo correio, selo da Encomex, Selo São José do Rio Preto com a belíssima imagem noturna feita pelo querido fotógrafo Paulo Magri hoje papai
(Enzo Gonçalves Magri 29/11/2009)
e carimbo a ser utilizado em todas as correspondências até ao final do mês.

Os Correios lançaram no último dia 2 de dezembro, no Ipê Park Hotel - Convention Center, Rodovia Washington Luiz, Km 428, São José do Rio Preto-SP, selos personalizados e carimbo postal comemorativo alusivos ao ENCOMEX 2009 - Encontros de Comércio Exterior. O lançamento das peças foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto, que solicitou aos Correios a confecção dos selos personalizados e do carimbo comemorativo, os quais fizeram parte da abertura do Encomex 2009 às 9 horas. Foram lançados dois selos personalizados, que são compostos por duas partes: na primeira dos dois, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional. Na segunda parte de uma das peças, o selo estampa a logo oficial do ENCOMEX 2009, abaixo o período da realização do encontro: 02 e 03 de dezembro de 2009. Na segunda parte da outra peça, o selo estampa a imagem da Represa de Rio Preto ao anoitecer. A foto é de Paulo Magri. Completam os conjuntos visuais o brasão do município de Rio Preto e os dizeres: “PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E NEGÓCIOS DE TURISMO”. Já o carimbo comemorativo apresenta ao centro a logo da nova marca da cidade: “São José do Rio Preto, Terra de Oportunidades”. Lançada no dia 31 de agosto de 2007, é a primeira idealizada em 156 anos de fundação. Ao redor, em círculo, os dizeres: “ENCOMEX 2009 – ENCONTROS DE COMÉRCIO EXTERIOR – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo” - Correios - São José do Rio Preto-SP e o período de circulação do carimbo: 2 a 31.12.2009. Os selos serão utilizados nas postagens de correspondências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo. O carimbo será utilizado na Agência Central dos Correios de São José do Rio Preto pelo período de 30 dias (2 a 31.12) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo após esta data encaminhado ao Museu Postal e Telegráficos dos Correios, em Brasília.

SOBRE O ENCOMEX

Com o objetivo de estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional e propiciar seu engajamento no processo exportador, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Secex/MDIC – começou a promover os Encontros de Comércio Exterior, o ENCOMEX. Trata-se de um evento institucional de caráter internacional e formato múltiplo que se consolida a cada edição como uma oportunidade de conhecimento e de convergência dos diferentes agentes públicos e privados interessados no mercado exportador brasileiro, promovendo, incentivando e fomentando o processo de exportação das empresas e ajudando no desenvolvimento de mercados. O ENCOMEX busca promover a competitividade e a sustentabilidade no setor de exportação contribuindo na busca de soluções e alternativas para os problemas que existem no processo de exportação, juntamente com o poder público e a iniciativa privada procurando novos nichos de mercado para as exportações brasileiras. Lançado no ano de 1997, os ENCOMEX já foram realizados em todas as capitais brasileiras e continua sua agenda por cidades de grande potencial produtivo e exportador. Com mais de 138 edições realizadas e a presença de mais de oitenta e dois mil participantes dos mais variados segmentos exportadores de todo o país, o Encomex entra em 2009 com novo formato, atraindo a participação de agentes promotores públicos e privados internacionais. Em seu novo formato o Encomex conta com: Seminários, palestras proferidas por representantes dos setores, público e privado, com informações gerais sobre o comércio exterior brasileiro. Oficinas setoriais e temáticas onde acontecem discussões de temas e setores específicos O Espaço do Exportador que conta com o atendimento individual aos participantes interessados para prestar esclarecimentos mais específicos em assuntos de comércio exterior, nesse espaço também acontece o Encontro com as Tradings realizado pela APEX, momento em que as empresas inscritas são atendidas pelas Tradie Companies criando um ambiente de negócios propício à internacionalização do pequeno e médio empresário, potencial exportador e à ampliação dos negócios para aqueles que atuam no comércio internacional. O Showroom composto por estandes, onde são expostos produtos, serviços e técnicas de apoio ao comércio exterior; além da participação dos parceiros, foi organizada uma mostra dos produtos exportados de cada região. O evento contou também com o apoio e patrocínio de órgãos como MRE, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sebrae, Apex Brasil, Federações, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, BNDES, associações, sindicatos entre outros. A ECT é patrocinadora e uma das parceiras oficiais do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Este texto é uma colaboração de nosso querido amigo Carlos Roberto Favarão que publica semanalmente sua coluna Filatélica em nosso Jornal Dhoje, e os demais temas serão apresentados pelos maiores conhecedores e colecionadores desta cidade. Aguardem!!!

***Reuniões: A Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto reúne-se aos sábados, das 10h00min às 12h00min horas, Rua Prudente de Moraes, 3057 – Centro (Agência Central dos Correios). Venham participar de nossa reunião para trocar, comprar e vender selos ou peças filatélicas. Venham fazer novos amigos desse mundo fascinante do colecionismo de selos postais. A entrada é franca. - Informações pelo telefone (17) 3203-1037 ou pelo e-mail: carlosfavarao@correios.com.br.

Um comentário:

Agnaldo de Souza Gabriel disse...

A Sociedade Filatélica e Numismática de S. J. Rio Preto tem um grupo no portal Yahoo:
http://br.groups.yahoo.com/group/soc_filatelica_numismatica_sjrp/