quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

José Geraldo Juste ou Zé Geraldo é hoje nosso artista e "CIDADÃO" com 65 anos






Zé Geraldo no palco do Sesc em brilhante apresentação em junho deste ano e também na foto a família que mais ouve este mineiro e "CIDADÃO" criado em Governador Valadares.

José Geraldo Juste, conhecido como Zé Geraldo, (Rodeiro, 9 de dezembro de 1944) é um cantor e compositor brasileiro. Nascido em Minas Gerais, foi criado em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, também em Minas, de onde saiu, aos dezoito anos, para estudar e trabalhar em São Paulo. Nos anos sessenta, sofre um acidente automobilístico, que acaba com seus sonhos de jogar futebol profissionalmente. Fica internado durante um ano num hospital em Carangola, onde aprende os primeiros acordes e desenvolve o lado compositor. Durante dois anos, faz fisioterapia na cidade de Santos. Nessa mesma época, trava conhecimento de uma banda que tocava em bailes, da qual passa a fazer parte - cantando em inglês. Na década seguinte forma-se em Administração, enquanto tocava em bailes. Após alguns anos, tendo adquirido alguma experiência de palco, decide participar de festivais de música, sem deixar o emprego de executivo. No ano de 1978, participa do Primeiro Festival de Música da Ericsson no Brasil, e alcança a vitória. É então contratado pela gravadora CBS, abandonando a carreira de executivo e abraçando a carreira artística. Em seu álbum Terceiro Mundo, fez grande sucesso nacional com a música “Cidadão”, regravada, entre outros intérpretes, pelo paraibano Zé Ramalho e pelo cantor Sílvio Brito. Suas canções como "Rio Doce" e "Milho aos Pombos" tornaram-se conhecidas após concorrerem nos festivais de música realizadas pela Rede Globo no início dos anos oitenta. Nesta década, devido ao fato de ser fiel ao seu estilo musical, abandona as grandes gravadoras e torna-se artista independente. Pelo fato de ter sido criado na cidade de Governador Valadares, e portanto ter laços com a cidade, no dia 3 de julho de 2007, recebe o título de "Cidadão Valadarense". Também em decorrência disso, sua canção "Rio Doce" tornou-se o hino da cidade.
Pouco depois, lançou CD/DVD intitulado Um Pé no Mato, um Pé no Rock, no qual faz referência a suas principais influências musicais, Tião Carreiro e Bob Dylan. Em maio de 2008, foi lançado o mais recente trabalho, intitulado Catadô de Bromélias, o qual inclui uma versão em português da música "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan, e uma nova parceria, com o cantor e compositor Zeca Baleiro, "Na barra do seu vestido".
Discografia
Catadô de Bromélias - Sol do Meio Dia - 2008 /// Um Pé no Mato, um Pé no Rock (Ao Vivo)- Sol do Meio Dia - 2006 (também em DVD) /// Tô Zerado – Sony - 2002 /// O Novo Amanhece (Ao Vivo)– Kuarup - 2000 /// No Meio da Área – Paradoxx - 1998 /// Acústico (Ao Vivo) - Paradoxx - 1996 // Aprendendo a Viver – Eldorado -1994 /// Ninho de Sonhos – Eldorado - 1991 /// Viagens & Versos – Eldorado - 1990 /// Poeira e Canto (Ao Vivo) - Vaqueiros Urbanos/Eldorado - 1988 /// No Arco da Porta de Um Dia – Arca - 1986 /// Sol Girassol – Copacabana - 1984 /// Caminhos de Minas – Copacabana - 1983 /// Zé Geraldo – CBS - 1981 /// Estradas – CBS - 1980 /// Terceiro Mundo – CBS - 1979 /// Zegê e The Silver Jets – Rosenblitz - 1970
Participações
Em 2002, participou da gravação do CD "Clima de Rodeio", da banda country capixaba Dallas Country, na música "Como Diria Dylan".

Um comentário:

Moniquinha disse...

Parabéns ao Zé Geraldo pelo aniversário, e a vc Sidinei pela bela homenagem. Não sei se somos a família que mais houve Zé Ge em Rio Preto, mas com certeza eu sou uma de suas maiores admiradoras. Zé Ge é um poeta cantador, suas canções têm um caminho certo: o coração.

Grande beijo!