quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sala Paulo Freire é montada em canteiro de obras


A partir da próxima segunda-feira (06/05), Rio Preto passa a ter uma sala de aula para alfabetização de adultos em local inusitado – o canteiro de obras do shopping Iguatemi, na região sul do município. A iniciativa, encabeçada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a ConstruCap CCPS Engenharia e Comércio, tem por objetivo oferecer aulas a funcionários da obra que não tiveram acesso à escola.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as aulas serão fornecidas no sistema do projeto de alfabetização Paulo Freire. “As aulas serão diárias, de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 19h30, em uma sala de aula montada e adequada no canteiro de obras. A Educação vai fornecer o material didático para os alunos, bem como os professores”, afirma Carlos José Martins, coordenador do projeto. A nova sala de aula terá 15 estudantes, mas com capacidade para 35.
O objetivo do Paulo Freire, segundo a Secretaria de Educação, é atender a camada da população que não teve acesso à escola por diversos fatores, como por exemplo, distância (por residir na zona rural), necessidade de trabalhar desde a infância, exclusão do ambiente escolar em função de dificuldades de aprendizagem ou ainda, pertencentes a um núcleo familiar em que este tipo de conhecimento era desvalorizado.
“Vale ressaltar que o projeto oferece a perspectiva de estimular a continuidade dos estudos e a inserção dos alfabetizados nos sistemas de ensino regular, por meio de outro projeto o EJA – Escola de Jovens e Adultos”, afirma Martins.
Hoje, o Paulo Freire tem seis locais diferentes para aulas – escola Darcy Ribeiro, no Santo Antônio, escola Cyrino Vaz de Lima, no Nova Esperança, escola Wilson Romano Calil, no Jardim Anielle, escola Michel Pedro Sawaya, no Cristo Rei, escola Vera, no distrito de Engenheiro Schmitt e na CAAPAC. Ao todo são 250 alunos atendidos.
Shopping
O Shopping Iguatemi está sendo construído em um terreno de 100 mil metros quadrados, localizado na Avenida Juscelino Kubistchek às margens da BR-153 e destinado ao público A e B. Serão 34,6 mil m2 de área construída, com 251 lojas e 2.125 vagas de estacionamento, das quais, 900 serão cobertas. O novo complexo de compras deverá gerar 3.500 empregos diretos e indiretos. A previsão é de um fluxo de 600 mil pessoas/mês. A previsão é de que a obra seja entregue em 2014.

Nenhum comentário: