sábado, 4 de maio de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas.... e Santo do dia de hoje São Ciríaco


ADRIEL MENEZES,
AGNALDO MARTINEZ MARQUES,
AILTON BENTO CAMPOS JUNIOR,
ALBERTO BOZOLI,
ANA JULIA MACIEL,
ANTONIA APARECIDA DOS SANTOS,
ANTONIO CELSO LOPES PEREIRA, 
EDWALDO MARTINS NOGUEIRA, 
FRANCISCO ANTONIO J. FRANCO,
JOSÉ TAPARO,
LAUDEMIR APARECIDO RODRIGUES,
LUIS APARECIDO MARIN,
MARCELO AP. BARBOSA DOS SANTOS,
MARIA JOSE GARCIA TAMELINI,
MARIA DAS GRAÇAS LEMOS DE SOUZA,
ONIVAL RIVA VALESE,
PEDRINA CAMACHO COUTINHO,
ROBERTO PAES DE ARRUDA e
VERA NILZA ZANATTA.

Santo do dia de hoje

Adicionar legenda
São Ciríaco

Segundo um antigo texto da tradição cristã, do século IV, um hebreu de nome Judas teria ajudado nos trabalhos para encontrar a cruz de Cristo na cidade de Jerusalém, promovidos pelo bispo e pela rainha Helena, que era cristã e mãe do então imperador Constantino. Esse hebreu se converteu e se tornou um sacerdote, tomando o nome de Ciríaco, que em grego significa "Patrício", nome comum entre os romanos.
Mais tarde, após ter percorrido as estradas da Palestina, ele foi eleito bispo de Jerusalém, e aí teria sido martirizado, junto com sua mãe, chamada Ana, durante a perseguição de Juliano, o Apóstata.
Essa seria a história de são Ciríaco, que comemoramos hoje, não fosse a marca profunda deixada por sua presença na cidade italiana de Ancona, em Nápoles. A explicação para isto encontra-se no Martirológio Romano, que associou os textos antigos e confirmou sua presença em ambas as cidades. A conclusão de sua trajetória exata é o que veremos a seguir.
Logo que se converteu, para fugir à hostilidade dos velhos amigos pagãos, Ciríaco teria abandonado a Palestina para exilar-se na Itália, fixando-se em Ancona. Nessa cidade ele foi eleito bispo, trabalhando, arduamente, para difundir o cristianismo, pois o Edito de Milão dava liberdade para a expansão da religião em todos os domínios do Império.
Após uma longa vida episcopal, Ciríaco, já idoso, fez sua última peregrinação à cidade de Jerusalém, onde fora bispo na juventude, para rever os lugares santos. E foi nesse momento que ele sofreu o martírio e morreu em nome de Cristo, por ordem do último perseguidor romano, Juliano, o Apóstata, entre 361 e 363.
Os devotos dizem que suas relíquias chegaram ao porto de Ancona trazidas pelas ondas do mar. Essa tradição é celebrada, no dia 4 de maio, na catedral de Ancona, onde são distribuídos maços de junco benzidos.
Na realidade, as relíquias de são Ciríaco retornaram à cidade durante o governo do imperador Teodósio, entre 379 e 395, graças à sua filha, Gala Plácida, que interveio favoravelmente junto às autoridades, conseguindo o que a população de Ancona tanto desejava.
A memória desse culto antiqüíssimo a são Ciríaco pode ser observada pelos monumentos, das mais remotas épocas, que existem, em toda a cidade, com a imagem do santo. Aliás, são Ciríaco foi escolhido como o padroeiro de Ancona e a própria catedral, no século XIV, foi dedicada a ele, mudando até o nome. Essa majestosa igreja, que domina a cidade do alto das colinas do Guasco, é vista por todos os que chegam em Ancona por terra ou por mar, mais um tributo à são Ciríaco, por seu exílio e vida episcopal.

É dia também de 


*****

*****
Mensagem do dia

A lei de DEUS é perfeita... e restaura a alma. (Salmo de Davi). 

Um feliz e abençoado mês 
de maio, mês de Maria, 
mês das Mães... com
saúde, paz e amor.
Saudações e 
abraçosSR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: