segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Saúde inscreve para curso de cuidadores no Maria Lúcia e orientação sobre leishmaniose


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto recebe, a partir desta terça-feira (7/8), inscrições para o curso de cuidadores de idosos que será realizado na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jardim Maria Lúcia, durante o mês de setembro.
 Serão disponibilizadas 50 vagas.
 Podem participar do curso familiares de idosos ou pessoas que trabalhem como cuidadores. É exigida 100% de freqüência às aulas para obtenção de certificado.
 O curso é dividido em seis módulos temáticos que vão debater os direitos dos idosos, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, cuidados fisioterapêuticos, atividades físicas, nutrição, saúde bucal, entre outros.
 Os interessados deverão procurar a UBSF do Jardim Maria Lúcia para a inscrição, que é gratuita. A unidade fica na Rua Almirante Tamandaré, 1150 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. As inscrições vão até o dia 31/8.

Campanha vai orientar 
população sobre leishmaniose

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dá início hoje (06/8) à 1ª Semana de Combate e Controle da Leishmaniose. Palestras, orientações em salas de espera, pedágios e distribuição de material educativo serão as principais ações que serão desenvolvidas a partir desta segunda-feira até o dia 10/8.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Saúde, Frank Hulder de Oliveira, a campanha terá como tema “Conhecendo e aprendendo sobre LVA (Leishmaniose Visceral Americana”. “O objetivo será despertar a população sobre os cuidados com a doença”, afirma.
 A leishmaniose visceral é uma doença grave que, se não for diagnostica e tratada a tempo pode levar o indivíduo à morte. Acomete tanto cães como humanos. A transmissão ocorre quando a fêmea do mosquito palha pica cães infectados e depois humanos.
 Entre as ações propostas na semana também estão previstas capacitação de profissionais de saúde, visitas casa a casa para orientação e exposição de cartazes com orientações sobre a doença em escolas.
 Outra ação da Saúde no sentido de prevenir a disseminação da leishmaniose no município é o censo animal, iniciado no último mês de junho, que vai traçar a quantidade real de cães e gatos domiciliados existentes no município. O censo tem como objetivo servir de base para elaboração de um planejamento para prevenção e controle de zoonoses no município, principalmente leishmaniose.

Nenhum comentário: