terça-feira, 14 de agosto de 2012

Prefeitura capacita servidores com curso de Libras


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia vem desenvolvendo na própria secretaria o curso de Libras – Língua Brasileira dos Sinais. As aulas são oferecidas para servidores municipais, com intuito de preparar principalmente profissionais que atendam diretamente o público. O curso acontece todas as quartas-feiras, teve todas as vagas preenchidas e está com uma lista de espera.
Os funcionários aprendem sinais específicos para o atendimento básico na área em que atuam. Podem prestar um atendimento eficiente ao deficiente auditivo. "Estou simplesmente fascinada por esse universo, o município ainda não conta, com muitas pessoas capacitadas e a demanda é grande." contou Maria de Lourdes Vieira, educadora física e coordenadora em um Centro de Equoterapia (reabilitação com cavalos para pessoas com deficiência) “lá receberemos pessoas que se comunicam com a libras.” Finalizou ela.
 As aulas são ministradas pela professora Maria Thereza Melo Morita, da escola de idiomas Aldeias Cursos, e pelo instrutor, André Moretti. Serão 66 horas/aulas e o término previsto no mês de dezembro, todos os participantes receberão certificados. “Os servidores passarão a falar com pessoas que antes não entendiam. Acredito que todos deveriam falar a linguagem de libras, para saber como se comunicar com as pessoas deficientes auditivas”, informa Eni Fernandes, atual secretária da Mulher.

Nenhum comentário: