sábado, 18 de agosto de 2012

Feira do Livro RP começa com seis atrações


A primeira edição da Feira do Livro de São José do Rio Preto começa nesta segunda-feira (20/8) com seis atrações diferentes, entre atividades voltadas ao público infantil, juvenil e adulto. O evento, realizado pelas secretarias de Comunicação, Cultura e Educação, com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural e Governo do Estado, segue até o dia 25 de agosto.
Duas atrações abrem a programação da Feira. No Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal, às 9h30, a contadora de histórias Kika Antunes ministra “Brincando com as Histórias”. O público vai conferir histórias que levam a acreditar no fantástico e a olhar o mundo como um lugar cheio de mistérios e possibilidades.
No outro palco do evento, na Praça Dom José Marcondes, o Grupo de Pesquisa Teatral Sala 50 apresenta o espetáculo “Morte e Vida Severina”, no mesmo horário. Inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto, a peça traz a história do retirante Severino, sob uma ótica cheia de esperanças.
A Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular ministra a contação de histórias “Fábulas Musicais”, às 14h30, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal. Durante a atividade, os contadores Espoleta e Rosinha navegam pelas fábulas “A Cigarra e a Formiga” e “A Tartaruga e a Lebre”, interagindo com o público por meio de canções compostas pelo grupo.
Para aqueles que gostam de humor, o cartunista Adão Iturrusgarai ministra a palestra “Os Limites do Humor e o Politicamente Incorreto”, às 19h30, na Praça Dom José Marcondes. Será um bate-papo e uma reflexão sobre os limites do humor, um dos temas mais comentados na atualidade, por conta das comédias stand-ups.
Outro tema abordado pelo cartunista será o papel da internet nos quadrinhos, irá contar um pouco da trajetória profissional, de como era o trabalho antes da tecnologia e agora, com a utilização da mesma, com suas vantagens e desvantagens. Logo depois da palestra, terá o lançamento do livro “Momentos Brilhantes da Minha Vida Ridícula”, às 20h30. A obra é uma coletânea de tiras e histórias em quadrinhos autobiográficas, sem nenhuma censura.  
Para fechar a programação, o dramaturgo, escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva ministra a palestra “Literatura dos Dias de Hoje”, às 20 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura. Irá traçar um panorama sobre tetro, cinema e literatura contemporânea, além de pontuar as diferenças entre suas linguagens.
Além das atrações, o público pode conferir a exposição de livros, na Praça Dom José Marcondes. O espaço recebe 20 estandes de editoras e livrarias, com os principais títulos em destaque, além de um espaço reservado para os escritores rio-pretenses. O local funciona diariamente, das 9h às 20h.

Nenhum comentário: