segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Acervo do artista Claudio Malagoli está on-line


As obras do artista plástico Cláudio Malagoli agora estão disponíveis no portal Rio Preto (www.riopreto.sp.gov.br). Dentro da página da Secretaria de Cultura, há um banner da Pinacoteca Municipal, com 29 telas do artista, do acervo “Colorindo Rio Preto e Branco Antigo”. Além das obras, também estão disponíveis imagens fotográficas de referência às suas pinturas.
O acervo “Colorindo Rio Preto e Branco Antigo”, foi adquirido pelo município na década de 90, um pouco antes de o artista falecer. A série de pinturas foi feita a partir de fotografias antigas, que retratam o desenvolvimento da paisagem urbana de São José do Rio Preto. As imagens são do início do século até 1960.
Para facilitar a compreensão e aguçar a curiosidade, junto com a tela, foram colocadas duas imagens fotográficas: aquela que serviu de referência para o artista e outra que mostra como o local retratado na obra está atualmente. Locais como a primeira capela, a Catedral de São José, a antiga Cadeia, o antigo Palácio Episcopal, a Estrada de Ferro, o Matadouro Municipal, são algumas das imagens disponíveis.
“A ideia é criar um espaço virtual para os museus em Rio Preto, propiciando maior dinamismo e deixar as obras mais acessíveis ao público”, explica Thais de Freitas, responsável pelo projeto do acervo de Malagoli. Além deste acervo, também estão disponíveis no portal Rio Preto, as 55 obras do artista naïf José Antônio da Silva, no banner Museu on-line.

Nenhum comentário: