quarta-feira, 15 de agosto de 2012

25 mil crianças menores de 5 anos são alvo da Campanha de Multivacinação


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto finaliza preparativos para a Campanha de Multivacinação, que será promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país, entre 18 e 24 de agosto. 
Voltada para crianças menores de cinco anos, a ação tem por objetivo atualizar as vacinas nessa faixa etária da população e dar início à utilização do novo calendário de vacinação infantil.
 Nessa sexta-feira (10/8), funcionários da Saúde passam por capacitação para a campanha. Cerca de 250 profissionais deverão trabalhar durante a ação. Deverão ser analisadas a situação vacinal de 25 mil crianças menores de cinco anos de idade.
 Segundo a enfermeira Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, por uma semana, as salas de vacina das 25 unidades de saúde do município vão estar abertas para receber pais e responsáveis para essa vacinação.
 “Para ser atendido, basta levar a caderneta de vacinação da criança”, afirma. No sábado, dia 18/8, inclusive, as 25 unidades de saúde vão estar de plantão das 8 às 17 horas para a vacinação.
 Durante a campanha também será colocado em prática o novo calendário vacinal para a criança, desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunização, órgão do Ministério da Saúde.
 Entre as novidades que serão implementadas está a nova vacina contra pólio, a VIP (vacina inativa contra poliomielite) que até o mês de julho eram aplicadas apenas via oral, independente da idade da criança. A partir de agora, as duas primeiras doses da vacina – que devem ser aplicadas aos dois e quatro meses de idade do bebê – será injetável e a partir de seis meses serão aplicadas as gotinhas.
 Outra novidade é a introdução da vacina pentavalente, que vai imunizar contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B, que passará a ser aplicada aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade do bebê.

Nenhum comentário: