sábado, 7 de abril de 2012

SESI sedia até dia 15, “O Flâneur da Babilônia”


O SESI deu início neste mês a exposição “O Flâneur da Babilônia”, composta por 16 fotos preto e branco que exprimem, por meio do impacto visual das imagens, a reinvenção da estética e da beleza humana por meio de retratos fotográficos despadronizados dos atuais princípios da percepção do próximo. As imagens estarão expostas à visitação pública gratuita até o dia 15 de abril, de terça a sexta-feira.
O projeto expressa a necessidade de recriar espaços e iniciativas que rompam com a gelificação dos sentidos e traduzam em símbolos imaginários a movimentação do humano entre os humanos.
Para o fotógrafo Renan Rosa, pode-se observar uma subjetividade mastigada pela velocidade e instantaneidade dos meios de informação que consolida a visão desfigurada do ser humano.
Segundo o poeta e crítico do século XIX, Charles Baudelaire, o termo flâneur pode ser caracterizado como um observador que percorre a cidade em busca de experiências a fim de compreender a modernidade e os fenômenos relacionados à urbanização. Sua integração existe de forma onipresente e invisível ao meio, e além de permear os brutais contrastes culturais e geográficos, possibilita a intersecção exata entre o subconsciente individual e coletivo. Uma experimentação sensorial instigadora da busca do desconhecido, que transcende limites e reinventa outros olhares.
Sobre o fotógrafo
Renan Rosa é fotógrafo profissional e viajante, percorreu mais de 30 países dos cinco continentes. Por meio de suas imagens recria a captação de instantes fragmentados de um mundo pouco conhecido, cujas informações tendem a ser cada vez mais pasteurizadas pela grande mídia e pela cultura de massa. Seu registro fotográfico propõe a expressão de uma realidade multifacetada e preserva o sentimento de unidade, acima de questões de ordem social, geográfica, histórica e étnica.

Exposição fotográfica 
“O Flâneur da Babilônia “,
 de Renan Rosa
Data: Até 15 de abril
Horário: terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h
Local: SESI Rio Preto, av. Duque de Caxias, 4.656 - Vila Elvira
Entrada: aberta ao público
Informações: (17) 3224-6611 

Nenhum comentário: