domingo, 1 de abril de 2012

Operação Semana Santa vai fiscalizar peixarias


Fiscais da Vigilância Sanitária, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, iniciam amanhã, segunda-feira (02/04), a Operação Semana Santa, que tem por objetivo intensificar a fiscalização em hipermercados, supermercados e peixarias do município por conta do consumo de peixes muito comum na ‘Sexta-feira Santa’.
A ação, segundo a gerente do Departamento de Vigilância Sanitária, Danielle Dantas Marques, visa avaliar a procedência, condições de armazenamento, conservação e temperatura dos pescados comercializados em estabelecimentos do município.
 “O consumidor deve estar atento ao comprar qualquer tipo de pescado, já que é um alimento que, se conservado em condições inadequadas de armazenamento, pode se deteriorar rapidamente”, afirma a gerente.
A recomendação da Sanitária é para que a população somente compre peixes em estabelecimentos que possam comprovar a procedência do pescado, cuja embalagem deve constar registro do produto em órgão de inspeção oficial (SIM, SISP ou SIF), dados do fornecedor e data de validade.
De acordo com a Vigilância Sanitária, o consumo de produtos de origem animal sem inspeção fiscal pode causar problemas graves à saúde como diarréias, vômitos, náuseas e dores abdominais.

DICAS PARA CONSUMO DE PEIXES

Peixe fresco
Deve estar livre de contaminantes: físicos (areia, plásticos e/ou poeira) e biológicos (manchas causadas por fungos ou bactérias e/ou moscas)
Aparência: escamas bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes
Pele: úmida, tensa e bem aderida
Olhos: devem ocupar toda a cavidade, estarem brilhantes e salientes
Membrana que reveste a guelra: consistência rígida e deve oferecer resistência à abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos cheios
Brânquias: devem estar com cor rosada ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes
Odor, sabor e cor: característicos da espécie
Conservação: deve ser mantido sob refrigeração ou sobre espessa camada de gelo
 Peixe congelado
 Conservação: verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve a temperatura diminuída temporariamente. Deve apresentar no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade, selo de inspeção federal e outras informações obrigatórias
Peixe salgado seco
 O produto deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. É importante também verificar se não há presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para o consumo.

Fonte – Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto e Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Nenhum comentário: