quarta-feira, 4 de abril de 2012

Encenação da Paixão de Cristo é atração na Praça da Matriz de Bálsamo - SP





Fiéis da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz de Bálsamo promovem este ano a tradicional  da “Caminhada com Jesus” com a apresentação da encenação da Paixão de Cristo, que acontece sexta-Feira santa do dia 06 de Abril, a partir das 3 horas da manhã, na Praça da Matriz de Bálsamo.
 O evento, um dos mais tradicionais do tipo na região, acontece desde 1986 em forma de uma caminhada penitencial de mais de 4 km com a meditação da Via Sacra durante o percurso. De 1997 para cá, esta caminhada é realizada em conjunto com a encenação da Paixão de Cristo. 
 Desde o início de Janeiro deste ano, os principais atores se encontram duas vezes por semana para os ensaios da peça. Ao todo, mais de 100 pessoas devem trabalhar na encenação. São aproximadamente 90 personagens e pelo menos 15 voluntários trabalhando nos bastidores.
 Os primeiros ensaios foram para que os cerca de 30 atores com falas trabalhassem a entonação e a impostação da voz. Todas as falas foram gravadas no último dia 12 de fevereiro e desde então os ensaios estão focados nas expressões corporais, para tornar as cenas as mais reais possíveis. 
 Neste ano, novos atores passaram a fazer parte do elenco e vários outros trocaram de personagem dentro da encenação. O tapeceiro Willians da Silva, de 27 anos, que atuava como soldado interpretará Jesus. O eletricista Laércio Francisco, que interpretou Jesus nos últimos três anos, continua na encenação como Pilatos. Essas mudanças visam um maior comprometimento dos participantes, já que precisam estudar seus novos papéis, e possibilitam a descoberta de novos talentos entre os voluntários. 
 Além destas, e de tudo que já era preparado para a comodidade do público em anos anteriores, haverá ainda outras novidades como o novo posicionamento das cenas no palco, novas trilhas sonoras, novos detalhes em todos os cenários e a reformulação da cena em que Jesus é levado ante o Rei Herodes. Jesus será ainda mais humilhado na nova versão da cena.
Arrecadação de alimentos
Assim como nos últimos anos, haverá uma arrecadação de alimentos não perecíveis no evento. As doações serão entregues aos Vicentinos de Bálsamo que as repassarão às famílias carentes do município. Os organizadores pedem a colaboração de todos para que levem se possível qualquer quantidade e gênero de alimentos não perecíveis para doação. Haverá um ponto de coleta no local do início da encenação. Eles agradecem a presença e a colaboração de todos

Nenhum comentário: