quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Planejamento Social é tema de capacitação


A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São José do Rio Preto, através do setor de formação continuada, realiza entre os dias 08 e 10 de fevereiro, o curso “Planejamento Social: Natureza e Metodologia” ministrado pela profª Dra. Myrian Veras Baptista, tendo como monitora Maria Manoela Valença. O curso terá como base o livro “Planejamento Social: Intencionalidade e Instrumentalização” de autoria de Myrian.
 O objetivo da atividade é analisar e discutir a natureza e a processualidade do planejamento. Participam do Curso coordenadores de Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e coordenadores e gestores da Semas.
 Myrian Veras
 A profª Dra Myrian Veras Baptista é assistente social, pós-doutorada em Serviço Social, docente da pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na área da Infância, Adolescência e Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, adolescentes e famílias; teoria e prática do serviço social; defesa de direitos. É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes - NCA/PUC-SP e fundadora da Associação de Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente - Neca. E assina dezenas de livros da área.

O conteúdo do curso está dividido em três tópicos:

I - A natureza do planejamento:
         - como processo lógico-racional
         - como processo político
         - como processo técnico-operativo

II – Diferentes modalidades do planejamento:
          - Planejamento estrutural funcional
         - Planejamento estratégico organizacional (empresarial)
         - Planejamento estratégico situacional

III - A processualidade do planejamento:
          - Construção do objeto
         - Estudo da situação
         - Encaminhamento de decisões
         - Planificação
         - Ação

Nenhum comentário: