quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Calendários técnicos vai orientar sobre dengue


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Saúde começa a distribuir hoje, quarta-feira (08/02) calendários técnicos da dengue. O objetivo é agilizar o atendimento aos pacientes com suspeita de dengue e facilitar o acesso de médicos e enfermeiros aos protocolos de assistência e informações técnicas sobre a doença. Os calendários serão distribuídos a médicos do setor público e privado, além de hospitais.
Com informações técnicas dirigidas especificamente aos profissionais de saúde, os calendários trazem todo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Estado e Município, para o atendimento das pessoas com suspeita de dengue ou casos confirmados. Foi confeccionado um total de 1,5 mil calendários.
 Segundo o gerente da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Frank Hulder de Oliveira, o material foi uma proposta para ficar sobre a mesa de médicos e enfermeiros que seja de fácil acesso e já vem com as normas a serem seguidas.
 O gerente ressalta ainda que, simultaneamente a distribuição de calendários, médicos e enfermeiros, tanto da área pública como de serviços particulares, têm participado desde o ano passado de capacitações sobre dengue, ministradas por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
 Outra ação no controle e prevenção da dengue no município foi iniciada na semana passada, com o objetivo de barrar casos importados da doença de outro município. Durante todo o mês de fevereiro, agentes de saúde estarão de quinta a sábado no aeroporto e estação rodoviária orientando viajantes. Também tem sido distribuídas filipetas, que são material educativo, no pedágio de Catiguá.
 Ações
 O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
 Na última segunda-feira, (30/1), teve início a ação em casas fechadas que estão sob-responsabilidade de imobiliárias. Além da vistoria periódica realizada nos imóveis, os agentes também passaram a vedar ralos existentes nesses imóveis com adesivos que levam o tema da campanha "Sempre é hora de combater a dengue", lançada pelo Ministério da Saúde e que tem parceria da prefeitura de São José do Rio Preto.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, foram confeccionados 10 mil adesivos que já estão sendo distribuídos para as unidades de saúde. Em casa fechada, sem uso, a orientação é vedar ralos, que possam se tornar criadouros do mosquito. “Os adesivos têm essa função, que é evitar um potencial criadouro da dengue”, afirma o gerente.
 Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: