terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

NOVA DIMENSÃO: 40 ANOS NO AR


Tudo começou em fevereiro de 1972 na antiga Rádio Anchieta AM, 1400. O programa era das 6h10 às 8h00, de segunda a sexta. Antes do início, às 6h00, a saudosa Irmã Izaltina Maria, apresentava a sua “Ave Maria”. Detalhe: Ao vivo, chovesse ou fizesse sol. Ela dizia que o programa gravado
não surtia o mesmo efeito. Às 6h10 o programa ND iniciava com uma música orquestrada. Depois seguia com músicas nacionais e internacionais, mescladas com notícias. As 7h30 ia para o ar a mensagem “Palavras Amigas”. O programa tem esse nome, não por acaso. É que no horário da manhã as outras emissoras (ainda em OM) só apresentavam músicas sertanejas. Nova Dimensão veio para diferenciar e dar uma outra opção ao ouvinte. Afinal, muita gente não é fã de programas sertanejos.
Mas, até hoje, mesmo com a vinda das emissoras FM, os programas sertanejos “comem soltos” no ar no horário da manhã.
Com o passar do tempo, com a chegada da “Anchieta FM”, o programa “Nova Dimensão” mudou de prefixo e sintonia, deixando a Anchieta AM com programa sertanejo.
Como o programa ia ao ar muito cedo eu gravava no famoso AKAI (a salvação de quem não queria levantar às 5h). O fato curioso é que, mesmo não apresentando ao vivo eu “criei” a hora certa gravada. Em um gravador (de rolo) ficava a hora de minuto em minuto que o “técnico de som” soltava de acordo com o andamento. É, o técnico, esse tinha que apresentar ao vivo.
Era o tempo das bolachas pretas (CD e LP), das cartucheiras, onde eram gravados os comerciais.
Mas antes desse “avanço”, os comerciais ainda eram gravados em “acetato”, um disco de alumínio, que com o tempo, de tanto levar “agulhada”, só restava o chiado no som.
Por incrível que pareça o rádio nessa época era muito ouvido e apreciado, pois a TV ainda estava engatinhando em P&B. A vantagem da audiência do ND é que não havia concorrente no estilo em que era e continua sendo apresentado. As emissoras locais e regionais continuavam no sertanejo.
As emissoras de São Paulo, só eram sintonizadas em Ondas curtas, com muito chiado e péssimo som. Daí, o ouvinte tinha que ouvir as nossas emissoras.
Muitas eleições se realizaram neste tempo todo em que o programa está no ar. Muitos acontecimentos marcaram a história. Tudo, naturalmente documentado pelo Nova Dimensão nos seus 40 anos. O uso do computador veio para facilitar o trabalho dos locutores e operadores de som.
A internet, para facilitar a informação instantânea. Hoje, no lugar dos gravadores de rolo, tenho no estúdio um computador que me atualiza a todo instante, com informações que interessam ao ouvinte .São 52 anos de profissão (comecei em setembro de 1960). Passei por várias emissoras: Rádio Brasil Central de Goiânia, onde iniciei no rádio. Nas emissoras rio pretenses: Rádio Independência OM, Rádio Cultura OM, Rádio Piratininga OM, Rádio Rio Preto PRB8(1969 a 1970).
Em 1970 fui contratado pela Rádio Anchieta. Trabalhei como locutor e depois como gerente.
Em 1985, as duas emissoras: Anchieta AM e FM, foram vendidas para um grupo de São Paulo, denominado “Metropolitana”. De lá para cá, com a saída da Anchieta, continuei com o programa ND na “Stereo Show e Independência FM”. O programa continuou depois na Rádio Espaço Aberto, emissora da Diocese. Finalmente, na Rádio Interativa FM, emissora também da Diocese de Rio Preto, onde o programa continua. Detalhe: Nova Dimensão já foi página de Jornal - em “A Notícia”, aos domingos de página inteira com a diagramação de Sidinei Ribeiro. ND foi também site e revista. Atualmente, apesar das facilidades da Internet, continua “firme”no rádio, somente.
Pedro Lopes

Nova Dimensão é apresentado de
segunda a sexta-feira das 9h00 ao meio dia
http://www.interativafm.com.br/

ou clique em cima do logotipo
 Diocese/ Bispado de São José do Rio Preto
do lado direito deste texto. Confira !!!!

Nenhum comentário: