quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Secretaria da Mulher tem 11 vagas de emprego para portadores de deficiência


A Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, tem 11 vagas de empregos disponíveis para pessoas portadoras de deficiência. Trata-se de uma iniciativa que visa auxiliar e garantir oportunidades às pessoas com deficiência.  O projeto com portadores de deficiência foi implantado em 2009, através do programa “Ser Eficiente”.
O programa consiste em propiciar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva, visual ou física ao mercado de trabalho. A iniciativa atende ao artigo 27 sobreTrabalho e Emprego (Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência- ONU 2007) que reconhece o direito das pessoas com deficiência ao trabalho, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
A Secretaria atua com a orientação de profissionais para o desenvolvimento dos aspectos produtivo e emocional, que é um trabalho de estimulação referente à produtividade, e o posteriormente é encaminhamento para cursos e mercado de trabalho.
A primeira etapa é a formação de um Banco de Currículos e vagas de empregos.  O candidato passa por uma triagem, onde tem perfil analisado de acordo com o solicitado pela empresa contratante. E por fim ele é encaminhado à empresa para qual ele está adequado.
Existem 28 empresas cadastradas parceiras, que contratam os deficientes. Hoje 48 pessoas com deficiência, já foram contratadas por empresas através do programa, e atualmente há 11 vagas disponíveis.
A secretária dos Direitos e Políticas para Mulheres, pessoa com deficiência, raça e etnia, Eni Fernandes, considera o programa é uma forma de inserir a pessoa deficiente, não somente no mercado de trabalho, mas também na vida. “Já que o deficiente é visto pela sociedade como “um ser incapaz” o que não é”. Este programa é para desmistificar essa distorção cultural”, explica ela.
A Secretaria conta com o encaminhamento das instituições, escolas, sistema de saúde, assistência social e comunidade, para a formação do banco de currículos e parcerias, em favor  dessa inclusão. A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, também disponibiliza academia adaptada e emissão de carteira de transporte gratuito para deficientes.

Nenhum comentário: