terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Saúde orienta como evitar contaminações ao preparar as ceias de Natal e Ano Novo


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, preparou algumas dicas e orientações para evitar contaminações dos alimentos e conseqüentemente, intoxicação e infecções, nesta época do ano ao se preparar as ceias para o Natal e Ano Novo.
 Segundo a médica a veterinária e fiscal sanitária, Luciane Bilia de Moraes, os cuidados ao se preparar a ceia deve começar ainda no período das compras dos alimentos. “Tudo o que necessita refrigeração, como carnes, embutidos e quaisquer produtos de origem animal, por exemplo, devem ser adquiridos somente no final da compra para que não se deteriorem. Também é importante observar a data de validade dos produtos alimentícios”, afirma.
 Ainda no supermercado, a fiscal orienta os consumidores para que adquiram apenas produtos de origem animal que tenham rotulagem do Serviço de Inspeção Oficial como SIM, SISP ou SIF.
 Já em casa, Luciane orienta que antes do preparo de qualquer alimento o responsável pelo preparo do prato deve lavar bem as mãos, utensílios que serão utilizados, superfície de pia e bancadas de preparo. “Também é importante separar alimentos crus dos cozidos e não deixar alimentos preparados por mais de duas horas em temperatura ambiente”, alerta.
 A fiscal também afirma que produtos de origem animal não devem ser consumidos crus, mal passados ou mal cozidos.
 Durante todo o mês de dezembro, a Vigilância Sanitária do município vai estar intensificando as fiscalizações em açougues, restaurantes e churrascarias, dentro da operação “Fim-de-Ano”. A ação tem por objetivo verificar a procedência dos produtos de origem animal e condições de armazenamento e higiene das instalações instaladas no município.

 Cuidados básicos ao preparar as 
ceias de Natal e Ano Novo

- Não servir, em hipótese alguma, produtos de origem animal como aves, carnes bovinas e suínas, mal assados ou mal cozidos.
- Não prepare sua maionese e sobremesas a base de ovos (claras e gemas) com ovos crus ou mal cozidos.
- Não deixe os assados e outros pratos prontos (arroz, salgadinhos, purês, massas, etc.) em cima do fogão ou no forno desligado, ou em temperatura ambiente, por mais que duas horas. Guarde-os na geladeira e reaqueça-os bem na hora de servi-los.
- Saladas com ingredientes crus e/ou cozidos, depois de devidamente preparadas, devem ser mantidas refrigeradas até o momento de se consumir.
- Cuidado com as frutas. Após higienizá-las bem, lavando-as e desinfetando com hipoclorito de sódio (2,5%), mantê-las refrigeradas, e principalmente quando houve manipulação, por ex., preparadas para uma salada de frutas.
- Não tussa ou espirre nos alimentos.
- Se encomendar alimentos, certifique-se de que o local é de confiança, e os prepara com higiene. Além disso, verifique se o estabelecimento possui licença da Vigilância Sanitária e é fiscalizado. Esses avisos devem estar bem visíveis na recepção do estabelecimento.
- Não compre tortas doces ou salgadas ou outros petiscos que fiquem fora do balcão térmico. Pratos frios devem ficar refrigerados e quentes em temperatura acima de 70ºC.
- Organize sua geladeira sem enchê-la demais, pois, a quantidade excessiva de alimentos e bebidas impede a circulação de ar refrigerado. Use, de preferência, recipientes de vidro ou cerâmica/louça, tampados, para guardar sobras de alimentos ou então potes de plástico, desde que não estejam danificados ou com ranhuras, as quais impedem a higienização aumentando o risco de crescimento de bactérias ou mofos, mesmo na geladeira.

Fonte – Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde 

Nenhum comentário: