sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

São José do Rio Preto vai receber do Ministério da Saúde verba extra para combate a dengue


São José do Rio Preto foi um dos 989 municípios brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para recebimento de verba extra para ser utilizada no controle e prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ao todo serão repassados à Secretaria de Saúde R$ 258.215,93, o que equivale a 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde.
 O recurso foi autorizado por meio da portaria de número 2.929, publicada no Diário Oficial da União do último dia 12 de dezembro. Para receber a verba, todos os municípios tiveram de apresentar plano de qualificação das ações de prevenção e controle da dengue.
 De acordo com o Ministério da Saúde, entre as metas a serem cumpridas pelos municípios estão disponibilizar quantitativo adequado de agentes de controle de endemias; garantir cobertura das visitas domiciliares pelos agentes; adotar mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realizar o LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes) com ampla divulgação nos veículos de comunicação locais; notificar os casos graves suspeitos de dengue, entre outras medidas.   
 Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, as metas têm sido cumpridas pelo município, tanto que houve redução de 97% no registro de casos da doença neste ano em Rio Preto, se comparado a todo o ano passado. Foram 842 casos em 2011 contra 24,2 mil em 2010.
 O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
 Denúncias
 Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita. 

Nenhum comentário: