segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Campanha contra hepatite na reta final e Saúde realiza hoje mutirão noturno no CAIC


Termina na próxima quarta-feira (30/11), a campanha “Hepatite C na maturidade”, promovida pelo GADA- Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais, com apoio da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Direção Regional de Saúde (DRS-XV) e Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) 29 e 30.
A campanha tem como foco inicial homens e mulheres que participam dos programas de hipertensão arterial e de diabetes em cada um dos 101 municípios sob responsabilidade da DRS-XV.
Segundo o GADA, 11 mil testes rápidos para a doença foram distribuídos pela ONG em toda a região. Desse total, 5 mil foram enviados para as 25 unidades de saúde de São José do Rio Preto para a testagem dos pacientes com 40 anos ou mais cadastrados nos programas Tempero da Vida, que trata hipertensos e Doce é a Vida, voltado a diabéticos.
Para o teste rápido, considerado de triagem e não de diagnóstico, é coletada uma gota de sangue. Se o resultado for positivo, o paciente será encaminhado para que faça o teste tradicional, com a coleta de sangue. O resultado fica pronto, em média, em torno de 15 dias.
Em Rio Preto, o tratamento para hepatite é realizado por meio do Ambulatório Municipal de Hepatites Virais, que é referência em todo o interior de São Paulo. Já o teste para diagnóstico de hepatite B e C pode ser realizado em qualquer uma das unidades de saúde do município e também no CTA -Centro de Testagem e Aconselhamento, dentro do programa Fique Sabendo. Para fazer o exame é necessário levar um documento de identidade na Unidade de Saúde e solicitar o teste.


Secretaria da Saúde realiza
 mutirão noturno no CAIC

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira (28/11), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) que abrange os bairros Caic e Cristo Rei, mutirão noturno para atendimentos preventivos.
Segundo a gerência da unidade, serão realizados exames de papanicolaou, que é preventivo de câncer de útero, testes de diagnóstico para HIV, Aids e Sífilis, além de verificação de pressão arterial e glicemia.
Já quem estiver com a caderneta de vacinação desatualizada poderá colocar as vacinas em dia. “Basta levar um documento com foto, a carteira de vacinação ou Manual vivendo com qualidade”, afirma a gerente da unidade, Vanessa Nascimento.
Serão aplicadas vacinas como a Dupla Adulta, que imuniza contra Difteria e Tétano; Tríplice Viral, contra Sarampo, Caxumba e Rubéola e Febre Amarela.
O atendimento será realizado das 17 às 21 horas.

Mutirão noturno
Local – UBSF Caic/Cristo Rei (Avenida de Maio, 1160)
Data – 28/11/2012 (Segunda-feira)
Horário – 17 às 21 horas

Nenhum comentário: