segunda-feira, 1 de março de 2010

Fryderyk Franciszek Szopen ou Frédéric Chopin - 200 anos hoje do gênio da música

A única fotografia
conhecida de Chopin,
provavelmente feita por
Louis-Auguste Bisson
em 1849

Frédéric Chopin (Zelazowa Wola, 1 de Março de 1810 — Paris, 17 de Outubro de 1849) foi um pianista polaco e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

Fryderyk Franciszek Chopin ou Szopen (nome em polaco, em francês Frédéric François Chopin nasceu na aldeia de Zelazowa Wola, Ducado de Varsóvia, filho de mãe polonesa e pai francês-expatriado. Aclamado em sua terra natal como uma criança prodígio, aos vinte anos Chopin deixou a Polônia para sempre. Em Paris, fez carreira como intérprete, professor e compositor, e adotou a versão francesa dada a seus nomes, Frédéric-François. De 1837 a 1847 teve uma relação turbulenta com a escritora francesa George Sand (pseudônimo de Amantine Aurore Lucile Dupin). Sempre com a saúde frágil, morreu em Paris (17-10-1849) aos 39 anos, vítima de tuberculose.
Toda a obra existente de Chopin inclui o piano assumindo algum papel (predominantemente como um instrumento solo), e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. Na maioria das vezes sua música é tecnicamente exigente, mas seu estilo, no geral, enfatiza mais a nuança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico.Ele inovou com novas formas musicais, como a balada, e introduziu significantes inovações nas formas existentes, como a piano sonata, a valsa, o noturno, o estudo, o improviso e o prelúdio. Alguns citam suas obras como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX. Além disso, Chopin mostrou-se nacionalista mesclando sua música com elementos eslavos; hoje suas mazurcas e polonesas são fundamentais para a música clássica nacional polonesa.

Nota d'A Página: A biografia de Chopin é muito extensa, e a idéia do nosso blog é apenas fazer o registro de 200 anos deste que foi um dos maiores compositores de piano da história, continue sua pesquisa e ficará surpreso de tantos feitos em uma vida tão precoce que teve.

Abaixo em seus sonetos, o poeta Escudero Pires homenageou Chopin, ilustrando cada um de seus prelúdios. Neste, ele se refere à Overture:
"Colar maravilhoso de harmonia,
De sonho, de revolta e de tristeza,
Chopin, gênio da Música irradia
Nos "Prelúdios" sem par, sua grandeza.

Relicários de luz e de poesia,
Inspiração sublime de pureza,
Onde a angústia se molda em fantasia,
Cada "Prelúdio" é um mundo de beleza.

Confidências... Presságio... Sofrimento...
Meio ano de paixão e de torturas
Entre as velhas paredes de Convento,

Neles, palpita o hausto criador,
Que impulsiona as estrelas, nas alturas,
E diviniza o Homem, pelo amor..."

Nenhum comentário: