sexta-feira, 8 de março de 2013

Convênio para início da Atividade Delegada e participação da Frente Paulista de Assistência


O Prefeito Valdomiro Lopes anunciou nesta sexta-feira, (8/3) a assinatura do convênio com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para o início do programa Atividade Delegada. Ele assinou o convênio com o secretário de segurança do Estado, Fernando Grella, nesta quinta-feira (07/3). “É um projeto importantíssimo do ponto de vista da segurança pública”, destacou o prefeito.
 O anúncio foi feito junto com o comandante geral do 51º BPMI – Batalhão de Polícia Militar do Interior, Azor Lopes da Silva Júnior, e dos demais comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Essa parceria integra todas as forças de segurança de Rio Preto”, destacou o coronel Azor.
 A Atividade Delegada é um programa que visa ampliar o policiamento nas ruas de São José do Rio Preto. Os policiais militares vão atuar nas horas de folga a serviço do município.  
A Prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão (recursos próprios) para implantar o projeto em São José do Rio Preto. O valor foi investido na compra de 10 viaturas Palio Weekend zero quilômetro e 10 motocicletas Honda XRE 300 cilindradas. Os veículos foram doados pelo município à Polícia Militar e vão integrar o policiamento de área. “Devemos reforçar o policiamento da região central durante o dia e vamos atender aos bairros mais distantes, durante a noite”, informou o coronel Azor.
A forma de atuação dos policiais militares na Atividade Delegada será coordenada por uma comissão formada por membros da Prefeitura e da PM. Para atuar no projeto, os policiais interessados deverão se apresentar voluntariamente. “Queremos uma grande ação na periferia, nos pontos críticos. Mas o trabalho ainda será definido pela comissão mista que iremos nomear”, esclareceu o prefeito.
Valdomiro destacou que o grande diferencial desse convênio para os policiais é que eles terão proteção total do Estado. “Quando atua em outras funções nos horários de folga, o PM não tem proteção. O convênio garante amparo jurídico e operacional”, explicou o comandante da corporação.
As viaturas que vão integrar o policiamento sairão com dois policiais cada uma. A data de início do programa será definida nos próximos dias.

Secretária participa da 
Frente Paulista de Assistência

 A secretária de Assistência Social de Rio Preto, Helena Cristina Marangoni e a secretária adjunta, Cristina Lechado, participaram nesta quinta-feira (7/3), da Reunião Plenária da Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a participação do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.
 A Frente Paulista é formada por gestores de várias regiões do Estado e, Rio Preto tem como gestora a secretária de Assistência. “É função do gestor de cada município,  acompanhar esses encontros, que são verdadeiros processos de tomadas de decisões que envolvem as ações das políticas públicas de assistência social”, destaca a secretária.
Helena lembrou ainda que, a participação efetiva na Frente Paulista, coloca a Rio Preto ainda mais em sintonia com os órgãos públicos, nas esferas Estadual e Nacional. “Fui convidada e aceitei o pedido, para integrar a chapa para nova Diretoria Executiva da Frente. A eleição acontece em meados de abril”, conta a secretária.
 Participaram da Reunião, representantes de 70 municípios do Estado. O próximo encontro acontecerá nos dias 12 e 13 de março, na cidade de Belo Horizonte.

Nenhum comentário: