terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Evento Rio Preto debate o problema do alcoolismo



A Diocese de São José do Rio Preto por meio da Pastoral do Menor realiza na próxima terça-feira, dia 26, às 20h, no auditório da AACERP - Associação Antialcóolica Central de Rio Preto, que fica localizado na avenida Alberto Andaló, 2.611, embaixo do viaduto Abreu Sodré, ao lado do Terminal Rodoviário, a palestra intitulada "Alcoolismo e Consequência".
O dia 18 de fevereiro é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A entrada ao público é gratuita. Haverá Mesa Redonda com autoridades que tratam do assunto.
O evento contará com a presença do juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, que teve reconhecimento de destaque no Brasil em instituir o programa "Toque de Recolher" no município. Com a medida, a cidade de Fernandópolis conseguiu reduzir significativamente a participação de jovens na criminalidade e no consumo de álcool e drogas.
Segundo o coordenador diocesano da Pastoral do Menor, Odair José Boldino, a proposta do evento tem o intuito de chamar a atenção das autoridades sobre o problema que afeta milhares de famílias: o alcoolismo. "Precisamos cobrar uma fiscalização mais efetiva tanto no consumo quanto na fiscalização da venda de bebidas alcóolicas", afirma Boldino. Segundo ele, mesmo com a lei estadual que proíbe a venda do produto para menores de 18 anos, muitos estabelecimentos continuam vendendo livremente. "Falta um rigor da lei, precisamos preservar vidas e a família", completa.   
Exemplo de superação 
A AACERP de Rio Preto é uma entidade sem fins lucrativos, não recebe um centavo do Poder Público para desenvolver o  trabalho de recuperação das vítimas do álcool. Vive de doações da comunidade e do amor de 30 voluntários ávidos em transformar a autoestima destas pessoas viciadas na bebida alcóolica. As reuniões acontecem todas as terças, das 20h às 22h, e contam com a participação de 40 pessoas durante as reuniões semanais.
De acordo com Josemar Ribeiro, presidente da instituição, e ex- alcóolatra - as pessoas que estão no vício vive num mundo de desilusão, marcado pela perda dos bens, da família - muitos acabam virando moradores de rua. "Aqui ele encontra uma válvula de escape pra sair do vício", conta. Os testemunhos de vida das pessoas que passam pela AACERP são fundamentais para o trabalho de recuperação destas pessoas. A cada encontro é trazido um profissional pra falar sobre o tema alcoolismo - psicólogos, médicos e especialistas no assunto. "O consumo do álcool começa cedo, precisamos evitar a segunda dose", ressalta. 

Nenhum comentário: