sábado, 23 de fevereiro de 2013

As aventuras de Tintin em Mônaco



Foi lançado no dia 21 de novembro, em Mônaco, o terceiro volume de Tintin em monegasco, idioma histórico do principado. O micro-Estado, encravado na Riviera Francesa, emitiu selo postal especialmente para o evento. 
“O Tesouro de Rackham, o Terrível” (“U Tesoru de Rakamu u Russu”, em monegasco) integra “As Aventuras de Tintim”, série de histórias em quadrinhos que narra as viagens do jovem repórter belga Tintin pelo mundo. O selo, com valor facial de 0,77 euros, tem tiragem de 80 mil unidades, mais do dobro da população total do principado.
Monegasco - O francês, idioma original da série, é hoje a língua corrente na cidade-Estado, mas as escolas primárias mantêm o ensino do monegasco, variação do dialeto genovês. Mônaco foi fundado em 1297 pela Casa de Grimaldi, e é um dos seis micro-Estados europeus contemporâneos, com território superior apenas ao do Vaticano.
Hollywood e controvérsia - “As Aventuras de Tintin” foram adaptadas para o cinema por Steven Spielberg. O diretor conta que é fascinado pelo personagem desde o lançamento de “Os Caçadores da Arca Perdida”, na década de 1980, quando descobriu semelhanças entre o herói belga e seu Indiana Jones. A exaltação ao colonialismo e os estereótipos raciais da série, porém, alimentam polêmica.


Nenhum comentário: