sábado, 15 de dezembro de 2012

Selos celebram a imigração chinesa no Brasil


Pelas comemorações do bicentenário da imigração chinesa no Brasil, os Correios do Brasil lançaram no dia 10 de dezembro, nas cidades de Brasília (DF) e São Paulo (SP), um se-tenant com dois selos (de emissão comemorativa) “Bicentenário da Imigração Chinesa no Brasil”.  
Com esta emissão de selos, registra a longa história do intercâmbio amistoso entre os dois países, realçando a profunda amizade de coexistência harmoniosa e de benefício recíproco dos dois povos, depositando a esperança de aprofundar ainda mais a plena cooperação, e refletindo a amizade sino-brasileira.


Sobre os selos
Com arte de Adriana Shibata, o se-tenant apresenta, no primeiro selo, ao fundo, em vermelho, desenho inspirado na criação da desenhista Paula Su, um dragão – por tratar-se o ano de 2012, no calendário lunar chinês, de o ano do Dragão, e o mar e a embarcação simbolizam a chegada dos primeiros imigrantes chineses. O segundo selo ilustra a troca cultural entre as duas culturas. A Dança do Dragão, espetáculo tradicional na cultura chinesa, envolve o morro do Pão de Açúcar em agradecimento ao acolhimento recebido do povo brasileiro e recorda a longa história do intercâmbio amistoso dos dois países. A cultura brasileira está presente na bola de futebol que interage com o dragão, representando a boa integração entre os dois povos. Os fogos de artifício indicam a festividade do momento. A cor vermelha simboliza a China, enquanto as cores verde e amarelo o Brasil. A técnica utilizada foi ilustração vetorial.
A emissão tem tiragem total de 300 mil selos, no valor de $ 2,90 cada e podem ser adquiridos nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO
No início do Séc. XIX, os agricultores de chá da China atravessaram os grandes oceanos e chegaram no Brasil. Os primeiros desembarcaram no Rio de Janeiro em 1812, dando o início da imigração chinesa no País.
Ao longo desses 200 anos, milhares de chineses, incluindo trabalhadores, artesões, artistas, comerciantes, etc, chegaram sucessivamente no Brasil, trabalhando arduamente, criando filhos e procurando integrar-se à comunidade local. São inúmeras as contribuições do povo chinês para o desenvolvimento econômico, cultural e social brasileiro, o que tem servido como uma ponte e um laço importante para promover intercâmbio e cooperação amistosos entre os dois países.
Nos últimos anos, as relações sino-brasileiras têm se fortalecido de forma plena e rápida, caracterizadas pelo aprofundamento contínuo da confiança política mútua, pelos resultados frutíferos da cooperação nos vários setores e pela intensificação do intercâmbio na área cultural e humana. Em 2012, os líderes dos dois países anunciaram elevar as relações sino-brasileiras para a Parceria Estratégica Global, abrindo assim, a nova fase do desenvolvimento desse relacionamento.


Nenhum comentário: