terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Padre Jarbas completa meio século de sacerdócio e Missa e procissão festejam o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe


Escrito por Diarioweb

Um dos religiosos mais respeitados, queridos e populares de Rio Preto, padre Jarbas Brandini Dutra, 74 anos, completou neste sábado, dia 8,  50 anos de sacerdócio. 
O longo período dedicado às coisas de Deus, à comunidade e à atuação na formação intelectual dos futuros sacerdotes é o responsável por aumentar ainda mais sua fé, alegria e, acima de tudo, esperança nas pessoas e em uma cidade mais justa, honesta e humana. 
Jarbas é o padre com mais tempo de sacerdócio na Diocese em Rio Preto. A representativa data não vai passar em branco. As comemorações foram iniciadas na sexta, com missa e confraternização. Ontem foi  realizada mais uma missa em ação de graças na paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Redentora, com a presença do bispo de Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva. Em seguida, ocorre um almoço especial. 
Padre Jarbas se diz feliz com o carinho que recebe da população e faz questão de frisar que nesse meio século de trabalho não parou, em nenhum momento, de apreender com as pessoas. “Mesmo com 50 anos de sacerdócio eu me sinto recomeçando, reaprendendo. Esse é o espírito. Um ciclo se encerra e começa outro.” 
A escolha pela vida religiosa foi natural, já que seus pais e avôs sempre foram católicos praticantes e presentes na Igreja. Ele nasceu em Guapiaçu, em 5 de agosto de 1938. Mas, aos 7 anos, mudou com a família para Fernandópolis, onde foi coroinha. Com apenas 11 anos, seguiu a vocação e começou a se preparar em Rio Preto, no Seminário Menor. Estudou em Sorocaba e se tornou padre em São Paulo. 
Lembra com carinho que, após os estudos, começou a trabalhar em Américo de Campos. Ficou na paróquia da pequena cidade por dois anos, de 1964 a 1966. Foi transferido para Rio Preto. Permaneceu 23 anos à frente da igreja da Maceno, de 1968 a 1991. Desde então, está na Redentora. Só deixou a cidade entre 1994 e 2000, quando foi assessor nacional do Setor Leigos da CNBB, em Brasília. 
Não é só o contato com os católicos que deixa padre Jarbas feliz. Lecionar também tem papel importante em sua vida, sobretudo por participar da formação dos novos padres. “É bom usar a minha experiência na preparação das pessoas para o futuro.” Desde 1963, é professor do Seminário. 
Não raro é surpreendido com histórias que resumem os 50 anos de sacerdócio. Já fez o casamento, por exemplo, de várias gerações da mesma família. “Tenho esperança nas pessoas. Há vários grupos de sementes, que ajudam a constituir um mundo melhor, com mais igualdade, justiça e até consciência ecológica.”


Missa e procissão festejam o 
Dia de Nossa Senhora de Guadalupe 
 A Capela Nossa Senhora de Guadalupe que pertence a paróquia Santo Expedito de Rio Preto realiza dia 12, dia dedicado a Virgem Santíssima, missa festiva presidida pelo padre Dária. 
Em seguida, os fiéis participarão de uma  procissão promovida pelas ruas do bairro Jardim Antonieta, na região norte.
 Depois da procissão, serão comercializados doces e salgados. A capela Nossa Senhora de Guadalupe fica localizada na avenida José Piedade, esquina com a rua Roberto Rollemberg, no Jardim Antonieta. Para chegar de ônibus até o local, a linha Nato Vetorazzo - Antonieta passa próximo da capela. Mais informações pelo telefone (17) 3217-4355.

Nenhum comentário: