quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Eletrodomésticos e alimentos puxam inflação


A alta no preço de eletrodomésticos como aparelho de som e de alimentos de forma geral contribuíram para uma inflação no último mês de novembro de 0,286%. Os dados são do IPC Geral - Índice de Preços ao Consumidor, divulgados nesta quarta-feira (12/12), pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia de São José do Rio Preto.
 O estudo, que é baseado na pesquisa de preços de mais de 20 mil itens, é realizado em parceria com a Faculdades Dom Pedro II e Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas mensalmente.
 Segundo a economista e assessora do Planejamento, Emília Leme, a inflação de novembro foi 76,5% maior que a registrada no último mês de outubro, quando o IPC geral foi de 0,16. “A inflação acumulada até o momento é de 3,818%, 34% superior ao mesmo período do ano passado, devendo encerrar o ano em torno de 4,3%”, afirma.
 As maiores contribuições para o registro de inflação em novembro foram no grupo da Habitação, com 0,175% no índice e alimentação, 0,143%. No primeiro grupo, a maior variação foi no preço do aparelho de som que teve preços com diferenças de até 28,89%. No de alimentos, as maiores altas foram de produtos utilizados na rotina das famílias como o arroz, com variação de 3,19% e pão francês, com 2,2%.
 Já o IPC da terceira idade em novembro foi de 0,384%, com pressão no preço dos alimentos e também com o impacto da alta no setor de habitação. “O acumulado é de 3,85% e dos últimos 12 meses, 6,6%”, diz Emília.
 A economista alerta que a alta de alguns produtos são um alerta à população para a pesquisa de preços e compra programada antes de qualquer aquisição. “Nessa época, os preços tendem a subir devido ao Natal, o período mais favorável ao consumidor é após essa fase, em que são normais os descontos, o que pode propiciar bons descontos e até melhores condições de parcelamento”, alerta a economista.
Os dados completos dos IPC Geral e da Terceira Idade já estão disponíveis no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, setor de Estudos Sócio-econômicos.

Nenhum comentário: