sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Saúde de São José do Rio Preto alerta: vacine-se contra a febre amarela nestas férias


Para quem vai viajar de férias para ranchos, sítios ou prainhas na região de São José do Rio Preto, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde alerta: vacine-se contra febre amarela. A vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem e está disponível em qualquer uma das 25 unidades de saúde do município.
 Segundo a enfermeira Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de  imunização da Secretaria de Saúde, a vacina é recomendada porque a região de Rio Preto é considerada área de risco para a febre amarela. Em 2008 foram registrados casos da doença em macacos nos municípios da região.
 De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a imunização contra a doença também é recomendada para quem for viajar para as regiões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e parte da região de Sorocaba.
 Também são consideradas áreas de risco para a febre amarela os Estados do Norte e Centro-Oeste, além de Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
 “Mas não só quem vai viajar para essas áreas de mata deve se preocupar, pois o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, também pode transmitir o vírus da febre amarela, daí a importância de se estar em dia com a vacinação”, explica Michela.
 Atualmente, a cobertura vacinal contra febre amarela no município é de 67%. Em crianças menores de um ano está em 98%. De janeiro até novembro foram vacinadas 21.969 pessoas em Rio Preto.
 “A vacina é indicada para crianças a partir de nove meses de idade. O reforço é realizado a cada dez anos. No caso dos adultos, o período é o mesmo. Para ser vacinado, basta que a pessoa vá até a sala de vacina da unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais, a caderneta de vacinação ou o Manual vivendo com qualidade. No caso das crianças, o Manual crescendo com saúde”, afirma. A vacina é gratuita.

Nenhum comentário: