segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fred Navarro - Programação: Outubro a Dezembro


Informativo da Oficina Cultural Fred Navarro - SP

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2012
Atividades Gratuitas
SEDE
ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE ORIGAMI
Coordenação: Su Santos
9/10 a 27/11 – terças-feiras – 14h às 16h
Público: interessados em dobraduras a partir de 12 anos
Inscrições: 1 a 5/10
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Nesta atividade, os participantes farão dobraduras de formas não convencionais, utilizando-se da tradicional arte japonesa para compor figuras dentro da temática “presépio”.
Su Santos Possui é fotógrafa, desenvolve atividades artísticas e artesanais e ministra oficina de dobraduras e exposição de origamis.
OFICINA DE PINTURA A ÓLEO – MÓDULO 2
Coordenação: Therê D’amico
10/10 a 28/11 – quartas-feiras - 14h às 17h
Público: interessados com conhecimento em pintura a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 8/10
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
A atividade apresenta aos participantes as técnicas de pintura em óleo sobre tela, permitindo a descoberta do potencial criativo e maneiras práticas para aplicá-lo através de elementos como espátulas, pincéis e tintas a óleo.
Formada em Educação Artística, Therê D’amico iniciou seus estudos em pintura a óleo em 1986. Já ministrou aulas de pintura em escolas de ensino regular e instituições culturais e participa de Salões de Arte pelo no de São Paulo.
OFICINA DE CRIAÇÃO DE PRESÉPIO CONTEMPORÂNEO
Coordenação: Humberto Sinibaldi | Geraldo de Oliveira
13/10 a 24/11 – sábados – 14h às 18h
Público: artistas e interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 1 a 11/10
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
A instalação é um fazer artístico dos mais relevantes no panorama da Arte Contemporânea. Tendo como cenário os jardins da Oficina Cultural, serão inseridos elementos criados durante o processo criativo desta atividade, resultando em uma instalação cujo tema “presépio” é o mote.
Humberto Sinibaldi é Militante da área cultural desde 1955. Arquiteto de formação, diretor, ator, cenógrafo figurinista, premiado nos festivais de vários estados. Criou o Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto em 1969 e o Festival de Teatro de Ibirá em 2011, pelo qual foi finalista do Prêmio Governador do Estado na categoria Inclusão Cultural.
Geraldo Oliveira cursou cenografia no Espaço Cenográfico J.C. Serroni, estagiou na Cia. Pia Fraus e trabalhou como aderecista do Espaço Satyros 11, todos em São Paulo. É idealizador da Cia Goitacá de Teatro de Animação, onde atua como cenógrafo, oficineiro, bonequeiro e ator.
AUDIOVISUAL
WORKSHOP: DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Coordenação: Marcelo Spomberg
19 e 20/10 – sexta–feira – 18h às 22h | sábado – 9h às 13h e 14h às 18h
Público: estudantes de comunicação, produtores audiovisuais e interessados no tema
Inscrições: 1 a 17/10
Seleção: carta de interesse     (enviar para: frednavarro@oficinasculturais.org.br)
20 vagas
A atividade apresenta as definições-padrão em direção de fotografia para obras audiovisuais, delimitando conceito fotográfico, características e estilo, além de abordar elementos estruturais da fotografia, escolha de equipamento, equipe técnica e alinhamento estético com a direção de arte.
Marcelo Spomberg trabalha como diretor de fotografia trabalha há 27 anos, realizando comerciais de TV, curtas-metragens e videoclipes musicais. Desde 1995, ministra cursos de Direção de Fotografia para Cinema e Vídeo na ESPM - Escola Superior de Propaganda de Marketing.
AUDIOVISUAL | CULTURA DIGITAL
WORKSHOP: CRIAÇÃO EM VIDEOARTE
Coordenação: Tiago Spina
10 e 11/11 – sábado - 9h às 13h e 14h às 18h | domingo - 9h às 13h
Público: artistas, estudantes de arte, fotógrafos, cinegrafistas e interessados com conhecimentos básicos em informática, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 8/11
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
*Cada participante deverá trazer seu computador pessoal para acompanhamento da atividade
A atividade mostra alguns conceitos e práticas para criação de uma videoarte utilizando software livre (open source); aborda os fundamentos para gravar, editar e publicar os vídeos, com foco no desenvolvimento criativo de novas formas de composição visual.
Graduado em Artes Plásticas e com formação técnica em processamento de dados, atua nas áreas de artes plásticas, fotografia, design, arte digital e internet.
FOTOGRAFIA
OFICINA: FOTOGRAFANDO NA FRED NAVARRO 
Coordenação: Edvaldo Santos
8/10 a 3/12 – segundas-feiras - 19h às 21h
Público: interessados a partir de 13 anos que possuam câmera fotográfica
Inscrições: 1 a 6/10
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
A atividade apresenta técnicas básicas da fotografia com o objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para registrar o ambiente a sua volta com um olhar mais apurado, promovendo uma sensibilidade maior sobre os acontecimentos e criando percepções do ambiente em forma de fotografia.
Edvaldo Santos iniciou no fotojornalismo em 1997 como repórter fotográfico, atuando nos jornais Folha de Rio Preto, Dia & Noite, Agência Interior e, desde 2005, no Jornal Diário da Região. Já prestou serviço de fotojornalismo para diversos jornais e revistas de circulação nacional.
GESTÃO CULTURAL
WORKSHOP: AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E INSTITUIÇÕESCULTURAIS
Coordenação: Laerte Machado Jr.
17 e 18/11 – sábado e domingo – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: profissionais de museus e instituições culturais, que atuem com educação e difusão do patrimônio, gestores culturais, estudantes universitários e demais interessados.
Inscrições: 3 a 27/9
Seleção: questionário e currículo      (enviar para: frednavarro@oficinasculturais.org.br)
20 vagas.
Workshop de capacitação em ações educativas em museus que atendam à demanda por aprimoramento técnico dos profissionais inseridos no universo museológico, com enfoque no desenvolvimento de ações que envolvam o acervo museológico, formação de público e relação museu/escola.
Laerte Machado Jr. é graduado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes e especialista em Arte Educação e Museologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é consultor no setor de Museus e Instituições Culturais. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase nos temas: educação em museus, projetos culturais, planejamento estratégico, programa educativo e acervo.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
OFICINA DE CARICATURA, CARTUM E TIRAS
Coordenação: Alex Sander
16/10 a 4/12 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados em desenho, a partir de 12 anos
Inscrições: 1 a 13/10
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
A atividade aborda as várias etapas do desenho de humor, nas categorias: tiras, cartum e caricatura. Trabalha com a ideia inicial até a sua concretização no papel, por meio de ferramentas e técnicas diversas, como criação no lápis grafite, lápis colorido e arte-final no nanquim.
Alex Sander é cartunista, quadrinista, ilustrador, músico e publicitário de formação. Participou do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2010 na categoria Vanguarda; indicado ao 23º troféu HQMIX (Oscar dos quadrinhos nacionais), com as tiras do selo Burraxa, em 2011.
LITERATURA
WORKHOP: MICROCONTO – AS (RE) INVENÇÕES NA ESCRITA
Coordenação: Alex Dias
26 e 27/10 – sexta-feira – 18h às 22h | sábado – 9h às 13h e 14h às 18h
Público: interessados em literatura e poesia, escritores iniciantes ou experientes a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 24/10
Seleção: carta de interesse       (enviar para: frednavarro@oficinasculturais.org.br)
20 vagas
Abordando algumas formas de literaturas breves, a atividade reflete sobre como é possível alcançar a qualidade textual de forma concisa. Com destaque ao microconto, traça suas relações com a tecnologia do mundo contemporâneo, em especial, blogs e twitter. Traz ainda, como referência, textos de escritores brasileiros e estrangeiros como Franz Kafka, Jorge Luis Borges, Machado de Assis, Dalton Trevisan, Edgar Allan Poe, entre outros.
Alex Dias é poeta, ator e produtor cultural. Fundou o projeto OSNÁUTICOS – de Arte, Cultura e Educação, onde atua na elaboração e gestão de projetos culturais e educacionais. É graduado na USP pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Suas pesquisas centram-se em poesia, literatura, artes cênicas, música e educação.
MÚSICA | MEIO AMBIENTE
OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO E CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS
Coordenação: Allan Piter
10 a 25/10 – quartas e quintas-feiras – 18h30 às 22h30
Público: educadores, músicos e estudantes a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 8/10
Seleção: carta de interesse      (enviar para: frednavarro@oficinasculturais.org.br)
20 vagas
Nesta atividade os participantes desenvolverão instrumentos musicais com materiais recicláveis, agregando o conceito de sustentabilidade ao papel educacional da música. Somando aos instrumentos já conhecidos – como o violão e o piano – instrumentos de percussão, sopro e cordas serão confeccionados, explorando-se novas sonoridades, linguagens e identidades musicais.
Allan Piter é músico multi-instrumentista, educador musical, compositor e produtor musical. Acompanha artistas da MPB, como Manoel Tchembo, Lorayne Ribeiro e Simone Carvalho e atualmente trabalha como produtor musical no HD Studio dos cantores Edson e Hudson.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO | CULTURA POPULAR
WORKSHOP: A TRADIÇÃO DOS PRESÉPIOS
Coordenação: Rosely Seno
30/11 a 2/12 – sexta – das 18h às 22h | sábado - 9h às 13h e 14h às 18h | domingo – 9h às 13h
Público: educadores, agentes culturais e interessados em preservação do patrimônio cultural arquitetônico, a partir de 18 anos
Inscrições: 5 a 28/11
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
A atividade realiza uma leitura da tradição dos presépios, visando desenvolver a percepção visual e simbólica dos participantes; desenvolve a memória e o pensamento através da aquisição de conhecimentos sobre o patrimônio cultural incorporado à manifestação popular dos presépios.
Rosely Seno é arquiteta, especialista em Patrimônio Cultural Arquitetônico pela PUC de Campinas. Participou do restauro e tombamento de obras como a Swift, Palácio das Águas, Mercado Municipal e Estação Ferroviária, todas em São José do Rio Preto.
TEATRO
WORKSHOP: EXPERIÊNCIAS PARA O TEATRO DE RUA
Coordenação: Renata Lemes
24 e 25/11 – sábado e domingo – 9h às 13h e 14h às 18h
Público: atores, diretores teatrais, estudantes de teatro e interessados em teatro, a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 22/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A atividade trabalha a criatividade e a autonomia para desenvolver um repertório voltado para o teatro de rua. Por meio de técnicas como o domínio do espaço, estado cênico e relação com o público, busca-se a formação e o aprofundamento do artista sobre a relação com a cidade e suas particularidades.
Mestre em Artes Cênicas pela UNICAMP, Renata Lemes realiza pesquisa voltada para o treinamento do ator na rua. Diretora e atriz da Companhia do Miolo, de São Paulo, desenvolve projetos e montagens que contemplam os aspectos da cena de rua, corpo e urbanidade e ministra oficinas e workshops para a formação do ator na rua.
WORKSHOP DE PERFORMANCE: PROCESSOS HÍBRIDOS DE CRIAÇÃO
Coordenação: João de Ricardo - JdR
8 e 9/12 – sábado e domingo – 9h às 13h e 14h às 18h
Público: interessados em teatro, dança ou performance a partir de 16 anos
Inscrições: 15/11 a 6/12
Seleção: carta de interesse   (enviar para: frednavarro@oficinasculturais.org.br)
20 vagas
A atividade trabalha a performance arte potencializando a criatividade do artista no campo teórico e prático. Por meio de processos híbridos, procura a fusão de diversas linguagens artísticas como o teatro, as artes visuais, a performance arte e a videoarte.
Educador, performer e videoartista., João de Ricardo é Mestre em Artes pela UNICAMP, com a pesquisa Processos Híbridos de Criação. É graduado em Artes Cênicas com ênfase em interpretação teatral e direção teatral pela UFRGS e dirige a Cia. Espaço em BRANCO, de Porto Alegre (RS).
TEATRO | ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE TEATRO DE ANIMAÇÃO E CONFECÇÃO DE FORMAS ANIMADAS
Coordenação: Geraldo de Oliveira | Vagner Cotrim
13/10 a 24/11 – sábados – 9h às 13h
Público: interessados a partir de 13 anos
Inscrições: 1 a 11/10
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Atividade que vivência o teatro de animação e as composições plásticas através da elaboração e confecção de formas animadas e adereços cênicos, aliando recursos das Artes Plásticas e Cênicas para recriar a cena do nascimento do menino Jesus, por meio da produção cenográfica de um presépio animado.
Geraldo Oliveira cursou cenografia no Espaço Cenográfico J.C. Serroni e estagiou na Cia. Pia Fraus. Trabalhou como aderecista do Espaço Satyros 11 e é idealizador da Cia Goitacá de Teatro de Animação, onde atua como cenógrafo, oficineiro, bonequeiro e ator.
Vagner Cotrim é bacharel em Artes Cênicas e diretor do Grupo Teatral Arte e Riso em Colina/SP. Foi coordenador artístico da Prefeitura Municipal de Colina e integra a Cia Goitacá de Teatro de Animação.
IMPORTANTE:
Atividades com seleção por Carta de Interesse, encaminhem para: frednavarro@oficinasculturais.org.br. 
Atividades com seleção Primeiros Inscritos, as inscrições são feitas apenas pessoalmente.
Local:
Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial
São José do Rio Preto/SP
Tel. 17 3212 9235 | 3234 2405
frednavarro@oficinasculturais.org.br
PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM: www.oficinasculturais.org.br

Nenhum comentário: