quarta-feira, 11 de julho de 2012

Amanhã seminário debate resíduos da construção e prefeitura prepara Projeto Hortalimento


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com a Regional São José do Rio Preto do SindusCon-SP, participa nesta quinta-feira (12/07), a partir das 8 horas, no auditório do Senac, do Seminário Resíduos da Construção Civil: Soluções e Oportunidades. O evento visa promover a troca de experiências e incentivar a gestão correta dos resíduos da construção. O encontro, que vai até às 13 horas, pretende reunir gestores de municípios e de órgãos públicos, construtoras e incorporadoras, além do pessoal envolvido no transporte, reciclagem e descarte dos resíduos de construção.
 O primeiro painel vai apresentar as políticas públicas para os resíduos, com palestra de João Luiz Potenza, Diretor do Centro de Projetos da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da SMA. Logo após, Milton Norio Sogabe, da Cetesb, fala sobre licenciamento de aterros inertes. No mesmo painel, André Aranha Campos, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp) fala sobre a resolução 307 do CONAMA. O engenheiro César Augusto Passarelli, presidente do Grupo Gestor do Município, fala sobre as ações que Rio Preto tem implantado na gestão dos resíduos da construção.
No segundo painel, a partir das 11h, serão apresentadas e discutidas iniciativas para redução, reutilização e reciclagem de resíduos. Levi Torres, coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, faz a primeira palestra. Carlos Roberto de Luca, Diretor da Associação Brasileira de Drywall, fala na sequencia sobre resíduos de gesso.
Os resíduos de impermeabilização são o tema da apresentação de Eliene Ventura Costa, integrante do Instituto Brasileiro de Impermeabilização. O painel encerra-se com a apresentação do empresário Hilton Hugo da Silva Fabbri, diretor da Hugo Engenharia Ltda que vai apresentar a bem sucedida iniciativa de sua empresa sob o tema gestão de resíduos em canteiro de obras. O moderador dos debates será José Carlos de Lima Bueno, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. O evento é gratuito. Mais informações na secretaria da Diretoria da Regional do SindusCon-SP em Rio Preto, pelo telefone (17) 3226 5626.

Prefeitura prepara 
Projeto Hortalimento 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, firmou convênio para a implantação do Projeto Hortalimento com Governo do Estado.
 O projeto proporciona mecanismos para acesso à alimentação adequada e de elevado valor nutritivo, atuando de forma permanente e sustentável, promovendo o desenvolvimento do município mediante a geração de trabalho e renda.
 O  projeto Hortalimento, prevê a instalação de estufas e aquisição de equipamentos correlatos para o cultivo de hortaliças e plantas aromáticas em hortas hidropônicas. “Ensinaremos aos produtores a cultura hidropônica. Isso vai beneficiar o pequeno produtor e estimula a agricultura familiar”, explica o secretário de Agricultura e abastecimento, Gil Fontes. As estufas serão instaladas na área do viveiro municipal.

Nenhum comentário: