quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cinco espetáculos internacionais são destaque hoje no FIT – Festival Internacional de Teatro


A programação do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto desta quarta-feira (11/7) está recheada de produções internacionais. São cinco espetáculos, vindos da Itália, Estados Unidos da América, Argentina e Alemanha. Além destes, também serão apresentadas duas peças locais, uma infantil, uma nacional adulto e uma de rua.
A performance “U m z i e h e n”, de Nathalie Fari / Atelier Obra Viva (Alemanha), será apresentada em duas sessões: às 9 horas, na feira livre do bairro Eldorado e às 17 horas, no estacionamento da UPA – Unidade de Pronto Atendimento da Região Norte. Por meio de uma encenação metafórica e não-verbal, o público é convidado a refletir sobre o atual significado de casa e abrigo. Em um espaço, delimitado no chão, a performer explora situações cotidianas, utilizando um objeto dobrável junto a roupa do corpo.
O porão do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe o espetáculo “The Living Room”, de Focused Research Team in Art as Vehicle of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália), às 19 horas. A performance acontece em um ambiente que retrata uma sala de estar. Neste espetáculo, o público se torna um convidado, devendo levar alguns alimentos como bolachas, torradas, bolos, bebidas, entre outros.
A partir das 20 horas, o espetáculo “Otra Frecuencia: Audio-performance de a Dos”, de BiNeural / MonoKultur (Argentina / Alemanha) começa a ser apresentado no Espaço de Convivência da Swift. Por meio de um aparelho de MP3, o participante transita em uma vivência virtual, com uma missão a cumprir. Para realizar a tarefa, as ações devem ser feitas em conjunto com outro participante, que está em outra frequência de áudio.
Também da Itália, o espetáculo “I am America”, do Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, será apresentado às 21 horas, na Swift – Graneleiro. Baseada na obra de Allen Ginsberg, a performance lança luz sobre nosso lugar e função social, econômica e cultural. Todo o cenário é composto de materiais reutilizáveis que foram confeccionados pelos alunos da Escola Viva.
À meia-noite, o mesmo local recebe “La Pocha Remix: Psycho-Magics Actions Against Violence”, do grupo La Pocha Nostra (EUA). Basicamente performático, o espetáculo apresenta ao público a encarnação dos sonhos e pesadelos dos dias atuais. As pessoas são convidadas a ajudar os performers com seus próprios corpos.
O público também poderá conferir as produções de Rio Preto “A Cor Silva”, da Cia. Cênica e “Kabukiza”, da King Company. A primeira será apresentada no Teatro SESC, às 16 horas e às 19 horas. A segunda, no Teatro Municipal Nelson Castro, às 19 horas e 21 horas. Já o Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI) recebe o espetáculo infantil “Histórias por Telefone”, da Cia. Delas de Teatro (SP), às 16 horas e às 19 horas. Todas essas apresentações são gratuitas, com retirada de ingresso com uma hora de antecedência.
O espetáculo nacional adulto “Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso”, do Teatro de Narradores (SP), será encenado no Terminal Rodoviário, às 19 horas. Antes, às 15 horas, será apresentado o espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”, do Núcleo Às de Paus (PR), no Complexo Educacional Núcleo da Esperança Alvorada / Bela Vista.
A 12ª edição do FIT vai até o dia 14 de julho. É uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Nenhum comentário: