domingo, 8 de julho de 2012

Campanha "Bombeiro Sangue Bom" incentiva doações em São José do Rio Preto


Começou nesta segunda-feira (2) a campanha “Bombeiro Sangue Bom”, cujo objetivo é incentivar a população a doar sangue e ajudar a abastecer os hemocentros do Estado de São Paulo. A iniciativa faz parte da comemoração do Dia do Bombeiro Brasileiro, lembrado no dia 2 de julho. 
 Em Rio Preto, bombeiros e moradores da cidade atenderam a esse pedido logo cedo. Nesta época do ano, as doações no município caem até 30% por causa do frio e das férias escolares, justamente em um período em que os acidentes aumentam. De acordo com Denise Cestari, assistente social do Hemocentro, desde a abertura da campanha o movimento de bombeiros têm sido intenso no setor de captação. " Boa parte dessas doações nos ajudam a manter o estoque em dia", explica Denise.
 O Hemocentro de Rio Preto atende 29 hospitais da região e 4 de Rio Preto. O Hemocentro funciona de segunda a domingo e aos feriados, das 7h às 13h e, está localizado na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, no Jardim Panorama, atrás do Hospital de Base. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (17) 3201-5151
 O funcionário público Jadir Machado diz saber da importância que esse gesto representa. “Faço isso há muito tempo pelos menos quatro vezes ao ano. É muito simples e posso ajudar a salvar ao menos quatro vidas, então acho que justifica”, afirma.
 Como doar
 Para ser doador, basta estar em boas condições de saúde, ir alimentado, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 kg.Os médicos recomendam evitar alimentos gordurosos quatro horas antes de doar e bebidas alcoólicas, 12 horas antes.
 Quem estiver gripado deve esperar uma semana. Grávidas, só podem doar sangue três meses depois do parto e pessoas que fizeram tatuagem, um ano.
 Não podem participar da doação, pessoas que tiveram hepatites B, C e D após os dez anos de idade, Doença de Chagas, malária e que usem drogas injetáveis.
 Cada doação leva dez minutos e permite salvar até três vidas.

Nenhum comentário: