terça-feira, 13 de março de 2012

Saúde intensifica busca de casos de tuberculose

 
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto vai intensificar durante o mês de março a busca ativa de casos sintomáticos da doença, além de realizar campanha de orientação à população, em todas as 25 unidades de saúde do município.
 O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento precoce de tuberculose que, se tratada corretamente, tem 95% de chances de cura.
 Durante o mês, nas salas de espera das unidades de saúde, profissionais de saúde vão orientar a população sobre as formas de transmissão e entregar material educativo. Também estão programadas palestras em escolas, empresas e igrejas, além de orientação sobre a realização do exame de diagnóstico da tuberculose em feiras-livres, nas visitas casa a casa, feitas pelos agentes de saúde.
 Segundo a médica Maria Rita Cury, coordenadora do Ambulatório de Tuberculose e Hanseníase do município, o tratamento para a doença é gratuito e está disponível na rede municipal de saúde. “O tratamento dura no mínimo seis meses e não deve ser interrompido, pois a bactéria pode ficar resistente aos medicamentos dificultando a cura. Ao sentir os sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa”, afirma.
 No ano passado foram registrados 109 novos casos da doença.
 A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). É transmitida por meio da fala, espirro e tosse, atingindo principalmente os pulmões. Os principais sintomas são: tosse persistente há mais de três semanas, febre ao entardecer, cansaço fácil, perda de peso e suores noturnos.

Nenhum comentário: