segunda-feira, 12 de março de 2012

“Maquiagem também sofre contaminação”, afirma professor de Farmácia da Uniara


José Ricardo de Oliveira orienta sobre os 
cuidados e conservação dos itens mais usados

Grande parte das mulheres gosta de usar algum tipo de maquiagem diariamente, mas poucas sabem que esse tipo de produto pode causar problemas se não forem observadas algumas recomendações. Itens comuns como batom, lápis, sombra, rímel, pó e blush, se mal armazenados ou utilizados com a validade vencida podem oferecer riscos, é o que aponta José Ricardo Soares de Oliveira, professor doutor do curso de Farmácia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.
Responsável pela disciplina Cosmetologia, Oliveira explica que, assim como os outros produtos químicos, a maquiagem também tem prazo de validade e precisa ser descartada. “Todo cuidado é pouco, pois esses artigos são perecíveis e merecem nossa atenção. É preciso ficar atento desde o ato da compra, na conservação depois do produto aberto e até quanto à usabilidade dentro do prazo”, relata o professor.
De acordo com ele, o período de validade de um produto compreende o prazo no qual são garantidas a estabilidade física, química e microbiológica. “Mas, muitas vezes, essas características podem ser alteradas pelas condições de uso”, afirma.
Oliveira explica que a legislação do Brasil exige que a validade esteja estampada no rótulo ou embalagem do produto. Entretanto, na maioria das vezes, a data acaba sendo apagada durante o uso, por meio do contato direto, ou descartada junto com a embalagem externa. “Seria necessário pelo menos uma recomendação quanto ao período de uso das preparações após aberto o frasco”, salienta.
Além da validade, é preciso ter cuidado também com o local de armazenamento dos produtos. “A maioria das pessoas tende a deixar cremes, maquiagem e objetos, como escovas de dente, expostos nos banheiros. Esse não é o ambiente ideal, pois é propício ao crescimento de microorganismos, devido à temperatura e umidade adequadas”, afirma Oliveira.
Ele explica que produtos que contém uma grande quantidade de água, quando não devidamente fechados, podem sofrer contaminação por microorganismos, presentes no local quando acionamos a descarga com a tampa do vaso sanitário levantada. “Esse costume facilita a dispersão dos agentes no ambiente e contaminam de modo geral os produtos e objetos ao redor”, ressalta.
Outro fato destacado por ele como não salutar é a troca de cosméticos entre as mulheres. “Essa atividade pode provocar contaminações como conjuntivite, por meio do rímel, lápis e delineadores; ou mesmo a transmissão de vírus como o da herpes, por meio de batons, gloss e lápis de boca”, destaca.
Os cosméticos feitos para a área dos olhos merecem cuidado redobrado. “Como é uma região bastante sensível, algumas preparações, quando deterioradas, podem resultar em processos de irritação. E sérios danos podem ser causados quando, por descuido, a substância penetra no tecido ocular. Portanto, a mulher que faz uso de lentes de contato deve ser ainda mais cuidadosa ao maquiar-se”, salienta Oliveira.
Mas como saber se o cosmético ainda está em condições de uso? O professor dá a dica: repare se a maquiagem sofreu mudanças na aparência, cor, cheiro ou na consistência. “Se era viscosa e ficou mais fluida (líquida ou aguada), se fica grudenta, ressecada (empelotando) ou ainda se mudou de cor ou cheiro, é sinal de que precisa ser jogada fora”, recomenda.
Prazos de validade:
Para estabelecer os prazos de validade, o professor usa dados de uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, do Reino Unido. No estudo foram avaliados diversos dados referentes à maquiagem, como faixa etária, frequência de uso, incidência de processos alérgicos, entre outros fatores. A vida últil estipulada para os cosméticos a partir do uso (após aberta a embalagem) segue abaixo:
Rímel – validade entre 3 e 6 meses
Bases, cremes, hidratantes e demaquilantes – validade de 6 a 8 meses
Pó de arroz, pancake, sombras, blush, gloss, batons e tônicos - validade de 1 ano
Lápis de olho, de boca e delineadores – validade de 1 ano e seis meses

Dicas para uma maquiagem segura:

·     Nunca use maquiagem com características alteradas quanto à consistência, cor, cheiro e sabor;
·     Não deixe os produtos destampados ou expostos à umidade ou calor excessivo. As embalagens devem manter-se intactas, sem quebras ou lascas;
·      Não compartilhe a maquiagem com outras pessoas;
·      Evite maquiar-se em movimento (carro, ônibus, etc.);
·      Tome cuidado para que os produtos não atinjam os olhos. Se você usa lentes de contato, a atenção deve ser redobrada: coloque-as antes de começar a se maquiar;
·     Não durma maquiada;
·    Se a sua pele for sensível, prefira maquiagens hipoalergênicas e em tons mais claros, pois os corantes são os principais responsáveis pelas irritações;
.    Ao retirar a maquiagem, não pressione muito a região ocular e tome cuidado para que o demaquilante não entre em contato com o olho;
·     Compre produtos de marcas confiáveis e tome cuidado com imitações;
·     Se notar vermelhidão, coceira ou qualquer outro sintoma incomum na pele ou nos olhos, procure um médico.

Nenhum comentário: