terça-feira, 10 de janeiro de 2012

UNEMAT recebe novos acadêmicos indígenas


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebe a partir de amanhã (11.01) os 50 novos acadêmicos indígenas que farão o curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural que começa a ser ofertado pela Faculdade Indígena Intercultural. Os acadêmicos ingressantes participam da etapa presencial que acontece de 11 de janeiro a 08 de fevereiro juntamente com as demais turmas de graduação e também de especialização em Educação Escolar Indígena. As aulas são ofertadas no campus da Unemat em Barra do Bugres. 
Os alunos do curso de Pedagogia Intercultural são oriundos de 26 etnias diferentes e de aldeias do Estado de Mato Grosso. O curso é ofertado em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério da Educação (MEC) e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres e Unemat. 
Atualmente, além da turma ingressante, a Faculdade Indígena Intercultural tem outras duas turmas de graduação em andamento. A primeira turma, de 2008, conclui em julho a formação nos três cursos ofertados e conta com 40 alunos. A turma que ingressou em 2011 conta com 50 alunos matriculados nos cursos de licenciatura em Línguas, Artes e Literaturas; Ciências Matemáticas e da Natureza e Ciências Sociais. Essas duas turmas são apoiadas pela parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec), Funai e Prefeitura de Barra do Bugres e Unemat. 
Os 55 alunos matriculados na especialização em Educação Escolar Indígena também participam da primeira etapa presencial de 2012. Eles estarão apresentando os resultados das pesquisas em trabalhos monográficos e ao final receberão os diplomas de especialistas. 

Matéria publicada no blogue de meu amigo Manoel Messias 

A TELA DA REFLEXÃO

Nenhum comentário: