sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Alta na carne e frutas puxa inflação em dezembro


O aumento no preço das carnes como a alcatra e o filé mignon, além da alta nas frutas, contribuíram para o registro de inflação de 0,7% no último mês de dezembro. O dado é do IPC Geral – Índice de Preços ao Consumidor, divulgado nesta sexta-feira, (13/1), pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia de São José do Rio Preto, em parceria com a Faculdades Dom Pedro II e Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Segundo a coordenadora da pesquisa e assessora da Secretaria de Planejamento, a economista Emília Toledo Leme, o IPC acumulado do ano foi de 3,562%. “A inflação ao longo de 2011 esteve dentro do esperado, com maior alta no setor de alimentos”, afirma.
 Já o IPC da 3ª idade ficou no mesmo patamar do geral, em 0,7% e acumulado de 3,516%. “Esses índices refletem uma inflação controlada, porém com alguns picos no decorrer do ano, mas que ainda são metade da inflação oficial”, explica o economista da Dom Pedro, Hipólito Martins.
 A pesquisa é realizada pela Dom Pedro com base nos preços de aproximadamente 20 mil itens, em quatro regiões administrativos do município. Os dados completos dos IPC Geral e da Terceira Idade estão disponíveis no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, setor de Estudos Sócio-econômicos.
 Durante a divulgação do IPC, também foi lançado, um Boletim Consolidado que traz uma análise aprofundada dos últimos 8 anos do índice.

Nenhum comentário: