sábado, 28 de janeiro de 2012

Apresentação de radionovela fecha a programação do Cicc de São José do Rio Preto


Que tal embarcar em uma viagem no tempo, de volta à década de 1950, auge das radionovelas? É isso que o CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura) vai trazer neste final de semana, com a encenação da radionovela “Coração Materno”. A apresentação será nos dias 28 (sábado), às 16h, e 29 (domingo), às 17h30, no Auditório do Centro. A entrada é gratuita.
 O evento, que encerra a programação de férias do Centro, é a encenação da gravação de uma radionovela, gênero de narrativa folhetinesca típico da era do rádio no Brasil. “Os atores, caracterizados como intérpretes da época, atuam como se estivessem no estúdio ‘gravando’ a narrativa, com encenações vocais e uso de efeitos sonoros”, explica a assistente de linguagens do CICC, Gabriela Maria de Oliveira.
 Preocupação de mãe
A história que será contada e interpretada é a de uma mãe que vê seu filho se apaixonar por uma mulher má e tenta, a todo custo, protegê-lo. “É uma história popular, sem autoria definida, que adaptamos ao formato da radionovela – é um melodrama, coisa de novela mexicana mesmo”, comenta Gabriela, que completa: “A proposta é tentar resgatar a tradição das radionovelas, principalmente aquelas transmitidas pela Rádio Nacional, na década de 1950.
 Voz e efeitos
A interpretação vocal dos atores e os efeitos sonoros são os elementos que ambientam e dão o tom à história – características essas que diferenciam a  radionovela da telenovela. “Na TV, os atores atuam de verdade, em cenários dinâmicos; já na radionovela, toda a trama está apoiada no som”, ressalta Gabriela. “Coração Materno” tem tudo isso e o diferencial de o espectador também “ver” a radionovela sendo gravada.

Apresentação da radionovela “Coração Materno”
Dias 28/01 (sábado), às 16h, e 29/01 (domingo), às 17h30
No CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura) -
 Av. João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial
Mais informações: (17) 3232-9426
Entrada gratuita

Nenhum comentário: