terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Saúde intensifica vacinação sarampo e febre amarela e realiza mutirão noturno no J. Gabriela


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, vai intensificar a vacinação contra sarampo e febre amarela. A ação busca prevenir contra a transmissão dessas doenças no período de férias, quando as pessoas viajam para fora do estado de São Paulo e exterior. A secretaria municipal, que atua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, informa que a atualização dessas vacinas é importante porque ainda há registro de casos dessas doenças tanto no Brasil como fora do País.
Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, ambas as vacinas estão disponíveis em qualquer uma das 25 unidades de saúde do município, que ficam abertas de segunda a sexta-feira, sendo que sete delas: as UBS Parque Industrial, UBS Vetorazzo, UBS Jaguaré, UBS Vila Toninho, UBS Eldorado, UBS Santo Antônio e UBS Solo Sagrado permanecem abertas até às 20 horas.
“Para saber se está com o calendário vacinal em dia, a pessoa deve comparecer na unidade de saúde, portando documentos pessoais e a caderneta de vacinação. O ideal é que a pessoa seja vacina, pelo menos, com 15 dias de antecedência da viagem”, afirma.
A vacina contra febre amarela, por exemplo, é indicada para qualquer pessoa, a partir dos 9 meses de idade. Já o adulto que se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. “A indicação dessa vacina é principalmente para quem vai viajar para regiões rurais, próxima a rios ou matas, que são consideradas áreas de risco”, diz Michela.
A enfermeira alerta ainda que Rio Preto está na área de risco para a febre amarela, por já ter registrado em anos anteriores casos da doença em primatas. “Por esse motivo, mesmo quem não for viajar, morar em Rio Preto e estiver com o calendário vacinal desatualizado deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa”, afirma.
Atualmente, a cobertura vacinal contra febre amarela no município é de 58%. Em crianças menores de um ano está em 97%. De janeiro até novembro foram vacinadas 23.640 pessoas em Rio Preto.
Com relação ao sarampo, que teve vários casos importados de países europeus, da África e Oceânia, a vacinação também é importante para quem vai viajar para esses destinos. “No calendário da criança, a primeira dose dessa vacina é realizada aos 12 meses e a segunda entre 4 e 6 anos de idade. Na adolescência, são necessárias outras duas doses até 19 anos e na fase adulta, uma única dose até 50 anos.”

Áreas consideradas de risco 
para febre amarela no país

 - Estados do Norte e Centro-Oeste;
- Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba.

Áreas consideradas de risco
 para sarampo no exterior

- Países europeus
- Países da África e Oceânia

Prefeitura realiza mutirão noturno 
de saúde no Jardim Gabriela 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira (14/12), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) que abrange o bairro Jardim Gabriela, na região norte do município, mutirão noturno para atendimentos preventivos de saúde.
Segundo a gerência da unidade, serão realizados exames de papanicolaou, que é preventivo de câncer de útero, testes de diagnóstico para HIV, Aids e Sífilis, além de verificação de pressão arterial e glicemia. O atendimento será realizado das 17 às 21 horas.
A iniciativa faz parte do ciclo de eventos alusivos à promoção da saúde que são desenvolvidos em unidades de saúde do município, com o objetivo de ressaltar a importância dos exames preventivos.
Nova Esperança 
O projeto Saúde Itinerante também vai oferecer atendimento de saúde em horário alternativo a mais de 2 mil famílias do bairro Nova Esperança, localizado na região norte do município. O atendimento será realizado nesta quarta-feira, das 17 às 21 horas.
O ônibus vai estar estacionado bem em frente à creche do bairro, na rua  Projetada 26, número 477. O atendimento será realizado em horário alternativo, das 17 às 21 horas.

Mutirão noturno 
Local – UBSF Jardim Gabriela
(Rua Prof. Aureliana Ferrari, 250)
Data – 14/12/2011 (Quarta-feira)
Horário – 17 às 21 horas

Projeto Saúde Itinerante (ônibus da saúde) 
Data – 14/12/2011
Horário – 17 às 21 horas
Local – Bairro Nova Esperança
(rua Projetada 26, número 477, em  frente à creche)

Nenhum comentário: