quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mutirão de papanicolaou na região norte e Sanitária intensifica fiscalização no comércio


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza hoje, quinta-feira, 15/12, mutirão de papanicolaou, exame preventivo para diagnóstico de câncer de útero, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jardim Simões/Renascer, localizada na região norte do município.
O horário de atendimento será das 16 às 19 horas, com o objetivo de atingir as mulheres que trabalham fora. Segundo a direção da unidade, não é necessário agendamento prévio para realização do exame.
“Basta que a mulher interessada compareça na unidade com documentos pessoais e, se não for cadastrada, com comprovante de residência”, afirma a gerente Ellen Carolina Maciel.
Papanicolaou 
Simples e rápido, o papanicolaou é um exame que pode detectar ainda no início o câncer de colo de útero, o que aumentam as chances de um bom prognóstico da doença. Nos últimos 10 anos, segundo levantamento do programa de Saúde da Mulher, a doença causou o óbito de 103 mulheres no município. O papanicolaou é um exame laboratorial realizado com o objetivo de prevenir e detectar precocemente o câncer de colo do útero. Por detectar lesões precursoras, a sua realização periódica serve para o tratamento nesta fase, reduzindo a incidência de casos novos e, conseqüentemente, a mortalidade por esse tumor.
A oferta desse tipo de exame no município foi ampliada em 45,52% ao longo do ano de 2011 em relação a 2010. A média de exames mensais neste ano foi de 3.187 contra 2.190 no ano passado. Neste ano, de janeiro a outubro, foram realizados no município 28.689 exames de papanicolaou. Número já superior ao ano todo de 2010 quando foram realizados 26.280 exames.
O papanicolaou pode ser realizado em qualquer unidade de saúde do município. Basta procurar a recepção da unidade e fazer o agendamento para a coleta. O resultado fica pronto, em média, em até 15 dias.

Mutirão do papanicolaou
Data – 15/12/2011
Horário – 16 às 19 horas
Local - UBSF Jardim Simões/Renascer
(Avenida Alberto Bechara Hage, 405 - Jardim Simões)

Sanitária intensifica fiscalização 
em açougues e churrascarias 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária intensifica a partir de hoje,  quinta-feira (15/12), a fiscalização em açougues, restaurantes e churrascarias. Batizada de “Operação Fim-de-Ano”, a ação tem por objetivo verificar a procedência dos produtos de origem animal e condições de armazenamento e higiene das instalações instaladas no município.
Segundo a coordenadora da Vigilância Danielle Dantas, o comércio de carne de ovinos, suínos e bovinos abatidos clandestinamente aumenta consideravelmente nesta época de ano. “Serão realizadas blitze também no período noturno e finais de semana”, afirma.
“O consumo de produtos de origem animal sem inspeção fiscal pode causar problemas graves à saúde como diarréias, vômitos, náuseas e dores abdominais. A orientação para os consumidores é de que se adquira apenas produtos que tenham rotulagem do Serviço de Inspeção Oficial como SIM, SISP ou SIF”, explica a veterinária e fiscal sanitária, Luciane Bilia.
Luciane orienta ainda que os consumidores devem estar atentos à validade dos alimentos. “Outra dica é que se o consumidor for adquirir produtos que necessitem de refrigeração, deve sempre fazê-lo no final das compras, a fim de garantir a qualidade e segurança dos mesmos”, diz.
Ao preparar alimentos em casa, a Vigilância Sanitária orienta que os consumidores separem bem alimentos crus dos cozidos e não deixem alimentos preparados por mais de duas horas em temperatura ambiente.

Nenhum comentário: