sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Alunas recebem certificado do curso de Formação Profissional e Curso de Auxiliar de Escritório no Senac


“Consegui realizar um velho sonho, me formei e ainda no Senac com a  ajuda do Fundo Social”. A declaração emocionada foi feita pela aluna Eurides Rodrigues Ribeiro, durante a formatura da primeira turma do curso de Formação Profissional de “Confeccionista de Patchwork”. A entrega de certificados foi  ontem quinta-feira (15/12), no auditório do  Senac.
 O curso de Formação Profissional foi realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Senac Rio Preto, com duração de 160  horas.
 Participaram da entrega de certificados, representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes, a equipe técnica do Fundo, Helena Marangoni, Rosana Tavares, Fabiana Nascimento, Paulo Cesar de Almeida e Silva e Vitória Daiane Pessoa.
 O diretor do Senac, Luis Carlos de Souza,  foi representado pelo professor Celso Tussi, acompanhado da coordenadora do curso do Sena, Dalva Olivia Azambuja Ferrari, e da professora de Patchwork, Aline Eloá  Crespi Bernardi de Souza.
 “Este é um momento de conquista que demonstra o potencial de todas vocês. Obrigada por acreditarem no nosso trabalho e por acreditarem em vocês mesmas, pois, a partir de agora estão qualificadas para  produzirem e gerarem renda”, disse a assistente social do Fundo, Fabiana Nascimento.
 Para o representante do Senac, Celso Tussi, o patchwork é uma  construção coletiva e as alunos devem estar sempre em contato, umas com  as outras. “É assim que os trabalhos de patchwork são feitos, cada um dando sua contribuição com retalhos e criatividade”, enfatizou Tussi.
 No total, 14 cursistas receberam o certificado: Adail Sanches Meschiari dos Santos, Adelaide Aparecida da Silva, Edilma Meschiari dos Santos, Eurides Rodrigues Ribeiro, Fatima de Jesus Soares, Helena Silvestre Pereira, Ildina Brígida Pereira da Silva, Kelly Soares de Lima Silva, Maria Aparecida Machado Borges, Marlene Pavarina, Olga Maria dos Santos, Olga Maria dos Santos, Priscila Aparecida da Silva, Zenilce Aparecida dos Santos Paiva.
 Patchwork
Segundo um dos organizadores do curso, Paulo Cesar de Almeida e Silva, o patchwork é uma técnica que envolve o ofício de unir retalhos variados, compondo diversas misturas de colorações, formatos e design.
 Esta expressão, traduzida literalmente para o português, significa "trabalho" com retalhos’ ou como popularmente se conhece, ‘colcha da vovó’. Tudo é perfeitamente fixado por um método conhecido como ‘quilting’ ou pespontos largos – pontos de costura, em que a agulha  entra um pouco atrás do lugar de onde saiu –, elaborados manualmente ou  na máquina.
 Grandes indústrias têxteis desenvolvem anualmente tecidos especiais para o patchwork, assim como existem revistas, materiais e ferramentas que visam facilitar o trabalho.
 A cor é o elemento que mais chama a atenção numa peça de patchwork. O conhecimento da cor é uma boa base para obter ótimos resultados. Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork. São inúmeras as possibilidades de aplicação do patchwork, tudo dependendo da capacidade criativa de cada um e da finalidade que se tiver em vista.
 Nova turma
Já estão abertas inscrições para o curso de Patchwork do próximo ano. Os interessados em participar dos próximos cursos podem entrar em contato com a equipe do Fundo Social através do telefone (17) 3214-9010.


Curso de Auxiliar de 
Escritório no Senac

O Senac Rio Preto abriu inscrições para o curso gratuito de Auxiliar de Escritório. Destinado a jovens, com idade entre 14 e 18 anos, que buscam desenvolvimento profissional e tenham interesse em adquirir conhecimentos relativos a rotinas e processos básicos de escritório, o curso tem carga horária de 160 horas e será iniciado em 9 de janeiro de 2012.
No programa do curso estão previstas estratégias que visam favorecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como trabalho em grupo, discussão de casos, debates, jogos e vivências, simulações, proposição de problemas, discussão de vídeos, entre outras que estimule a crítica, a criatividade e a tomada de decisão.
As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h, na própria unidade. Para inscrições e mais informações, entre em contato pelo telefone (17) 2139-1699 ou site www.sp.senac.br/riopreto.

Inscrições para
curso de Auxiliar de Escritório
Início do curso: 9 de janeiro de 2012
Horário: segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h
Local: Senac Rio Preto, rua Jorge Tibiriça, 3.518 – Santa Cruz
Inscrição gratuita
Informações: (17) 2139-1699 ou www.sp.senac.br/riopreto

Nenhum comentário: