quarta-feira, 2 de novembro de 2011

“Tartarugas podem voar” amanhã na SalaSESC


O programa SalaSESC de Cinema traz mais um filme premiado. O filme “Tartarugas podem voar” é o drama dirigido por Bahman Ghobadi, exibido nesta quinta, dia 3, no Teatro, a partir das 20h. Grátis. 
Num acampamento de refugiados curdos, as pessoas se reúnem para ouvir as notícias da guerra. A figura central desse grupo é o carismático Satélite (Soran Ebrahim), um garoto que exerce a liderança entre crianças, jovens e adultos. É ele quem instala antenas nos povoados para que possam saber as notícias da guerra iminente. Além disso, lidera um grupo de crianças que vivem de "caçar" minas  terrestres, instaladas por norte-americanos, e vendê-las. Dessa forma, o filme registra o caos em que essas pessoas vivem, o isolamento e a completa falta de informações. 
Nesse povoado também vive Agrin (Avaz Latif), uma garota cujo irmão, Hyenkov (Hirsh Feyssal), perdeu os braços, assim como grande parte das crianças da região, acidentadas nas minas espalhadas. Sempre com uma criança nas costas, que parece ser mais um irmão, Agrin perambula pela vila, atraindo a atenção de Satélite, que tenta, sem sucesso, a aproximação. 
O cineasta Bahman Ghobadi faz um retrato doloroso de uma tribo minúscula profanada pelos seguidores violentos de Saddam Hussein, enquanto aguarda a invasão dos soldados norte-americanos. 
O longa-metragem foi vencedor do Hugo de Prata do Festival Internacional de Cinema de Chicago. O diretor fez também Tempo de Embebedar Cavalos e Exílio no Iraque. 
Ficha Técnica 
Título Original: Lakposhtha Hâm Parvaz Mikonand
Direção: Bahman Ghobadi
Gênero: Drama
Duração: 95min
Lançamento: 2004 – Irã/Iraque.
Estúdio: Mij Film Co./Bac Films
Distribuidoras: Bac Films/Imovision
Produção: Babak Amini, Hamid Karim Batin Ghobadi, 
Hamid Ghavami e Bahman Ghobadi
Roteiro: Bahman Ghobadi
Edição: Mustafá Kherqepush e Haydeh Safi-Yari
Música: Hossein Alizadeh
Direção de fotografia: Shahram Assadi
Elenco: 
Soran Ebrahim (Satellite)
Avaz Latif (Agrin)
Saddam Hossein Feysal (Pashow)
Hiresh Feysal Rahman (Hengov)
Abdol Rahman Karim (Riga)
Ajil Zibari (Shirkooh)
  
Tartarugas podem voar
Data: 03, quinta.
Horário: às 20h.
Local: Teatro do SESC Rio Preto 
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: (17) 3216 9300 ou 
www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.
***Classificação indicativa: 14 anos.

Nenhum comentário: