terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prefeitura planta 140 mudas na 1ª etapa da rearborização do bairro Boa Vista


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou o plantio de 140 mudas de árvores nativas, no Bairro Boa Vista, no último final de semana. A iniciativa faz parte do Programa Rearborização Rio Preto, que visa ampliar a arborização no município. O programa começou na região Norte, onde foi realizado plantio nos Bairros Nato Vetorazzo; Parque da Cidadania e Santo Antonio.  
O bairro Boa Vista foi dividido em 8 setores. O plantio começou pelos setores 1 e 2, da rua Almirante Barroso até a Rua Oscar Pires. Durante esta semana a meta é atingir 210 mudas plantadas. Nesta etapa a entidade parceira é a Polícia Militar, que cedeu 40 soldados, representantes da Unip – Universidade Paulista, os escoteiros do Clube dos Desbravadores e representantes do bispado de Rio Preto. 
O coordenador do projeto, biólogo Alexandre Carmo, se reúne esta semana com o comando do Tiro de Guerra, que vai liberar os atiradores para atuar nos demais setores do bairro. “No total queremos atingir 1.400 mudas plantadas lá”, calcula Carmo. 
O secretário de meio ambiente e urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, disse que a intenção é concluir o plantio no Boa Vista até outubro. “A rearborização é permanente e vamos definir outros bairros”, explica Bueno. 
Um dos pontos que mais recebeu mudas, no último sábado (10/09) foi a região do Hospital Bezerra de Menezes, onde não havia praticamente nenhuma árvore em frente às residências. O cuidado com as árvores deve ser dos moradores, que se comprometem a regar as mudas quando necessário. 
Os soldados da Polícia Militar auxiliaram no arrastão casa a casa, que possibilitou uma boa aceitação dos moradores, segundo o coordenador do projeto. “O Boa Vista é um dos bairros com menos arborização. Com o plantio, pretendemos recuperar isso”, destaca. 
A rearborização está usando espécies nativas da flora regional. As mudas são doadas pela CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz. As de pequeno porte são: Cássia Bicapsular; Dedaleiro;Flamboyant Mirim e Ipê de Jardim. As de médio porte são: Aroeira Pimenteira; Aroeira Salsa; Guaramirim; Ipê Amarelo e Ipê Branco.  

Nenhum comentário: