quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Município de Rio Preto lança o “Consultório de Rua“ para atender usuários de drogas


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Especializada (DAE) e Coordenação de Saúde Mental, está implantando no município o projeto Consultório de Rua, que consiste em oferecer tratamento especializado a dependentes químicos em situação de rua parcial ou total, em locais com grande circulação de usuários, como por exemplo, na área central.
O Consultório de Rua vai oferecer atendimentos de assistência social, psicologia, enfermagem, abordagem de redução de danos à saúde e no uso de drogas, encaminhamentos para outros serviços e atendimentos educativos em saúde. Inicialmente, o serviço tem funcionado no período da noite em dias pré-determinados pela coordenação do programa. 
Segundo o coordenador de saúde mental do município, Hubert Eloy Richard Pontes Filho, a equipe do projeto é multidisciplinar e formada por uma enfermeira, uma assistente social, um psicólogo e cinco agentes de saúde redutores de danos. O médico ressalta que o programa visa promover o atendimento precoce de crianças, adolescentes e adultos jovens.
O atendimento do projeto Consultório de Rua conta com o auxílio de um micro- ônibus adaptado, que conta com dois consultórios para atendimentos individuais. 
“Inicialmente, após um estudo de campo, o atendimento será realizada na área da estação rodoviária que concentra um grande número de usuários e em alguns bairros da região norte como Santo Antônio, Jardim Maria Lúcia e Solo Sagrado”, explica Daniela Pavan Terada, coordenadora do projeto e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).
O projeto Consultório de Rua é uma estratégia do Ministério da Saúde. O projeto-piloto foi implantado no final dos anos 90, em Salvador, na Bahia, sob coordenação do CETAD/UFB, em parceria com a Secretaria Municipal de Salvador.

Nenhum comentário: