quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Realizações estão em todas áreas da administração

Nesta quarta-feira (29/12), segue a apresentação do balanço das realizações da administração municipal neste ano. Desde o dia 20 deste mês, estão sendo divulgadas as informações referentes às Secretarias Municipais e órgãos do governo. Os dados disponibilizados irão, inicialmente, para as páginas das referidas Secretarias no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, e no dia 31 estarão num único arquivo, que poderá ser acessado pelo menu da página principal dentro do item interesse público. Abaixo os dados referentes ao Semae, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Defesa Civil.

Semae: trabalhando com
eficiência e agilidade

Para o Semae –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto,  2010 foi um ano de desafios, mas também de grandes realizações. A ampliação e troca dos emissários de esgoto nas avenidas Bady Bassitt, Juscelino Kubitschek de Oliveira e Philadelpho Gouveia Neto e extensão das melhorias a três loteamentos ainda não regularizados  (Jéssica, Juliana e Azulão),  que receberam água canalizada,  representam  um imenso avanço  na qualidade da infraestrutura e saneamento básico de São José do Rio Preto. O Semae  assumiu em outubro  o controle e a administração e colocou a ETE  - Estação de Tratamento de Esgoto em pleno funcionamento.  Foram inúmeros os procedimentos e etapas necessários, desde os testes de equipamentos, obras complementares, importação do lodo ativado para início dos primeiros testes operacionais até a contratação e qualificação de pessoal para operar todo o sistema.  A ETE opera hoje com eficiência média de 94,7%. A vazão média nos meses de setembro e outubro foi de 866 litros por segundo, o que equivale a 74,8 milhões de litros tratados por dia. A carga orgânica média recebida é de 26.500 quilos/DBO por dia e a carga removida de 25.100 quilos/DBO. O Semae investiu também na recuperação das margens da Represa Municipal,  que vinham sofrendo processo de desmoronamento e  reduzindo  sua capacidade de reservação e  colocando em risco a qualidade da água, uma vez que pelo local passa emissário de esgoto. Ameaçava também a própria via pública, nas proximidades da ponte da avenida Murchid Homsi, pelo processo de erosão. Sete poços do Aquifero Guarani passaram por reforma e ganharam sistema de reserva para dar maior segurança ao abastecimento da cidade, que recebe cerca de 70% de sua água de fontes subterrâneas.  Foram construídos cerca de 10 quilômetros de redes na região do Solo Sagrado para substituir a tubulação obstruída pelo carbonato de cálcio, e melhorar o abastecimento naquela região. Os painéis de controle da ETA – Estação de Tratamento de Água, responsável por cerca de 30% da água fornecida à cidade, passaram por reforma total para modernização e maior eficiência. Foi concluída a construção do primeiro de uma série de 11 reservatórios metálicos com capacidade para dois milhões de litros cada, para aumentar a capacidade de reservação. Além da maior capacidade para armazenar água, esses reservatórios irão possibilitar a racionalização do uso dos poços, que poderão trabalhar à noite, quando o custo da energia elétrica é menor, e depois de interligados irão funcionar como um anel hídrico com capacidade para abastecer até mesmo bairros distantes, no caso de necessidade, e possibilitar a desativação de alguns poços pouco produtivos que continuam operando apenas por falta de opção. Foram construídos seis novos poços para abastecer o conjunto habitacional Nova Esperança, na região Norte da cidade, e também duas estações elevatórias para bombear o esgoto da região até a Estação de Tratamento. O Semae está implantando a individualização  dos hidrômetros nos conjuntos habitacionais da CDHU, uma antiga reivindicação dos moradores que irão passar a pagar apenas  por aquilo que efetivamente consomem, em vez do rateio do gasto registrado em toda a unidade.  Isso resultará em maior economia de água e maior justiça na cobrança do serviço. A medição do consumo será feita pelo sistema de telemetria, muito mais eficiente, moderno e prático, tanto para o usuário quanto para o Semae. Serão 1,5 mil unidades habitacionais a receber a melhoria. No campo operacional, a Autarquia vem registrando queda no número de solicitações de reparos, registros de vazamentos e outras demandas. A maior eficiência está sendo conseguida por meio de novas interligações, setorizações  e controle da pressão nas redes,  evitando rompimentos  e outros problemas. Na relação com o usuário, a grande conquista foi a agilização e maior eficiência no atendimento direto. Hoje, o tempo médio de espera está em torno de 10 minutos.  Até o mês de novembro, foram 230 mil atendimentos, entre recolhimentos de débitos, parcelamentos, emissão de segunda via, entre outros. Com o aumento da fiscalização, o número de autuações por fraudes no primeiro semestre desse ano aumentou 233% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o próximo ano, as principais metas do Semae  são concluir a construção dos reservatórios metálicos e ampliar as redes de interligações; modernizar e ampliar a capacidade operacional da ETA, aperfeiçoar  e agilizar o atendimento ao usuário e desenvolver um amplo plano de combate a fraudes, do despejo de águas pluviais na rede de esgoto  e de despejo de esgoto na rede de águas pluviais. E exercer maior controle e impor maior eficiência aos sistemas de distribuição para evitar perdas, agilizar os serviços de reparos e atender as demandas dos usuários, como já vem ocorrendo a partir do ano passado.  

Expo Rio Preto é sucesso e
Recinto recebe melhorias 

Em 2010, a Expo Rio Preto consolidou-se como uma das mais importantes no Estado. Em sua 49ª edição, a Expo movimentou R$ 12  milhões em negócios durante dez dias. Mais de dez mil pessoas passaram diariamente pelo Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto para acompanhar os julgamentos, passear, participar das palestras, negociar ou para assistir aos shows durante a noite. O 5º Seminário de Agronegócios realizado durante a Expo reuniu aproximadamente 500 pessoas, que puderam se atualizar sobre diversos assuntos do setor como borracha, abate de frangos, além de conhecer cases de sucesso. Outro destaque da Expo Rio Preto 2010 foi a qualidade dos shows e a segurança do evento. Este ano, o Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto” recebeu reforma dos lavadores de animais e construção de mais dois; reforma dos banheiros dos tratadores; reforma do pavilhão Fábio Meirelles; construção de nova pista de laço, com 3,6 mil metros quadrados, mais 250 metros quadrados de currais (tudo construído em ferro); cerca na frente do estacionamento, dando maior segurança e ornamentação, com colocação de floreira; pintura geral do Recinto. Outra novidade foi a entrega do Rancho do Tropeiro, restaurado e caracterizado, área destinada à realização de eventos culturais e resgate das tradições caipiras. Em 2010, o Pólo Regional do INCRA, sob supervisão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, atendeu 2,7 mil proprietários rurais de toda a região. 

Feiras

O projeto “Viva Feira, Feira Viva”, sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura, vai revitalizar as feiras-livres de Rio Preto. O primeiro passo será a padronização das barracas. Os feirantes participaram de reuniões ao longo do ano e aprovaram as novas barracas. Cada feirante receberá gratuitamente lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras serão menos poluídas e mais funcionais. O consumidor que quiser comprar bananas, laranjas e frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda serão verdes. Armarinhos e brinquedos serão identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, terão lonas na cor vermelha. 

Viveiro Municipal

O Viveiro Municipal distribuiu à população 30 mil mudas de árvores. Na área de projetos para rearborização urbana de praças e avenidas da cidade, foram distribuídas outras 25 mil mudas em todo o município. Entre as mudas de árvores mais distribuídas estão o resedá e o flamboyant-mirim, indicados para a arborização urbana e plantação em calçadas, por exemplo. Já entre as árvores frutíferas, que integram as mais de 40 espécies cultivadas e distribuídas pelo serviço, as mais retiradas pela população neste ano foram a goiabeira e a amoreira. Por mês, cada munícipe tem direito a retirar quatro mudas no Viveiro. O cadastro é feito no local e o interessado, além de levar a nova árvore para casa, também recebe orientações do local adequado para o plantio, além dos principais cuidados com a muda. Outra realização do serviço foi a criação neste ano do Banco de Sementes com o objetivo de preservar as espécies de árvores e dobrar a produção de mudas no Viveiro Municipal.  

Patrulha agrícola

Com o objetivo de auxiliar pequenos e médios produtores rurais na execução de serviços rurais, a Patrulha Agrícola do município realizou até novembro 2.441 horas máquinas trabalhadas, abrangendo cerca de 370 propriedades rurais. O serviço foi criado para promover a mecanização agrícola e incentivar o uso de tecnologias adaptadas. A frota da Patrulha Agrícola é composta de 2 arados, 1 colhedeira, 1 cultivador-adubador, 1 distribuidor de calcário, 3 grades aradoras, 1 grade niveladora, 1 pulverizador, 3 roçadeiras, 1 semeadora de plantio, 2 subsoladores, 3 terraceadores, além de 8 tratores. 

Defesa Civil previne e minimiza
situações críticas 

A Comissão Municipal de Defesa Civil é responsável por um conjunto de medidas preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. As ações de Defesa Civil são permanentes, tanto em situações de normalidade, como de anormalidade. São divididas em quatro fases: preventiva que avalia os planos existentes, aperfeiçoando-os de acordo com as necessidades reais, coleta dados e informações, realiza campanhas educativas, faz simulações de situações críticas, vistorias, entre outras. O objetivo é mobilizar a comunidade para a sua autodefesa. São feitos cadastros de pessoas especializadas, como médicos, engenheiros, cozinheiros, enfermeiros, entre outros profissionais. As ações de socorro são utilizadas nas situações de anormalidade. Caracterizada por medidas de evacuação, segurança e saúde da população. A assistencial requer um planejamento que possibilite a triagem das pessoas atingidas e dos flagelados, além da reabilitação da área, para permitir o retorno das populações às suas residências. A recuperativa visa restabelecer os serviços públicos, o moral social e a economia local. No ano de 2010, a Defesa Civil realizou 420 solicitações de vistorias, sendo 24 destas vistorias com risco de desabamento, como por exemplo, em muros de arrimos, residências, pequenos prédios e pontes. Foram, no total, nove solicitações de incêndios, porque a Defesa Civil trabalha, em alguns casos, juntamente com o Corpo de Bombeiros. Foram encaminhados cerca de 380 chamadas sobre infiltrações por águas pluviais, esgotos, vazamentos domésticos e terrenos em desnível. E realizou 36 interdições, entre parciais e totais, de casas e comércios. No início do ano de 2010, Rio Preto foi atingida por uma forte chuva. A Defesa Civil recebeu a grande parte das solicitações de vistorias em casas e comércios que apresentaram rachaduras após as inundações, em alguns casos houve interdição. Já as avenidas da cidade também receberam a vistoria da Defesa Civil após a chuva, porém não foi necessário nenhum aviso de interdição. Entre os meses de setembro e outubro de 2010, a pedido do Ministério Público, foi realizada a vistoria total da linha férrea na área urbana que segue do Distrito de Engenheiro Schmitt até o bairro de Gonzaga de Campos. Foram constatados diversos dormentes deteriorados e partidos (cerca de 100 por quilômetro), placas de advertência em péssimo estado de conservação e passagens sem cancelas ou sinalização. Além de muita ondulação nos trilhos. Na região da Ceagesp, foram registrados linhas onduladas e o descarrilamento de vagões. Em todo o trecho houve a constatação de placas de sinalização deterioradas e lixo ao longo da via, além de linhas sinuosas e desniveladas. Na via urbana foram detectadas passagens importantes sem cancelas ou sinalização adequadas. A Defesa Civil trabalhou durante o ano de 2010 cobrando providências urgentes para os problemas encontrados. Detectou que é necessário melhorar o sistema de manutenção ao longo de toda a via e a reparação dos problemas citados e outros eventuais que forem encontrados. Foi encaminhada solicitação a ALL – América Latina Logística para vistoria e reparação de toda a linha férrea da via urbana.

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