segunda-feira, 10 de maio de 2010

“Criança Ecológica” capacita professores de S. José do Rio Preto e região no Recinto de Exposições


Com o objetivo de informar e sensibilizar alunos do Ensino Fundamental de São José do Rio Preto sobre assuntos ambientais como economia de água, energia e reciclagem do lixo, a Prefeitura, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Urbanismo e da Educação, em parceria com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente, promove durante três dias, a partir desta terça-feira (11/5), a Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental. O evento será realizado no auditório do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, das 8 horas às 16h30, e terá a participação de 162 professores de 28 municípios da região. A capacitação faz parte do projeto do governo estadual “Criança Ecológica” e será desenvolvido em 14 municípios paulistas. Começou em abril e vai até outubro deste ano. O encontro visa a aplicação de cinco grandes ‘Agendas Ambientais’ e seus respectivos temas: azul (água), cinza (poluição), amarela (aquecimento global e educação para a vida) e verde (fauna e flora).
Os educadores serão capacitados a desenvolver atividades pedagógicas previstas no Programa para que as crianças transmitam, especialmente no ambiente doméstico, os ensinamentos ecológicos aprendidos, tornando-se verdadeiros agentes de mudança na sociedade. A solenidade oficial de abertura da Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental está programada para às 9 horas desta quarta-feira (12/5) com a presença do chefe de gabinete da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Ubirajara Guimarães.

A capacitação terá carga horária diária de 8 horas,
distribuída entre as seguintes atividades

1) Projeto Criança Ecológica como um Recurso Pedagógico
– apresentação dos objetivos e ações do Projeto Criança Ecológica, além das formas de utilização dos materiais e recursos do projeto para aplicação dos conteúdos no contexto escolar e em sala de aula.

2) Mapeando a Realidade Local
– atividade em grupo para fazer levantamento da realidade de cada região, sob o olhar da escola e dos problemas que se relacionam direta e indiretamente com os alunos e professores.

3) Construindo um Espaço Educativo Sustentável
– apresentação de conceitos de sustentabilidade e educação para o levantamento de estratégias e ações que têm o objetivo de transformar o ambiente escolar em um espaço educativo sustentável.

4) Como Elaborar Projetos de Educação Ambiental
– breve apresentação de metodologias para a elaboração de projetos de educação ambiental e algumas possíveis fontes de financiamento de projetos, incluindo o Fehidro -Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental
Data: 11, 12 e 13/5
Horário: 8h às 16h30
Local: auditório do Recinto de Exposições
Alberto Bertelli Lucatto, rua Daniel Antonio
de Freitas, 115 - Distrito Industrial.

Nenhum comentário: