domingo, 13 de dezembro de 2009

Cia Azul Celeste lança livro no Sesc e realiza evento "Noites Azuis" em homenagem aos seus 20 anos


“Vestido de azul celeste – a trajetória teatral de 20 anos da Companhia Azul Celeste de José do Rio Preto – SP”. Este é o título do livro que a Companhia Azul Celeste lançará, em homenagem às suas duas décadas de existência, no evento “Noites Azuis” organizado em parceria com o SESC. O evento será realizado no SESC Rio Preto entre os dias 15 e 18 de dezembro. Serão quatro noies de importantes encontros, todos gratuitos, entre palestras, noite de autógrafos e também teatro. Convidados importantes na cena teatral como a diretora Cibele Forjaz, a atriz e diretora Georgette Fadel, o professor de teatro Alexandre Mate e os dramaturgos Fernando Bonassi e Cíntia Alves estão entre os convidados (ver programação completa abaixo e currículos dos convidados). Logo na abertura a pré-estreia nacional do espetáculo “Um grito solto no ar – Georgette Fadel canta Guarnieri”. Mas antes, no saguão, a trupe da Azul Celeste e o autor, Augusto Fiorin, estarão lançando o livro que conta a trajetória artística do grupo, suas viagens, os espetáculos e passagens ímpares dos bastidores de 20 anos de estrada da Azul Celeste.

Programação:

15/12
19h30
Lançamento do livro "Vestido de Azul Celeste - a trajetória teatral
de 20 anos da Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto-SP"

20h
Pré Estreia Nacional
"Um grito solto no ar” - Georgette Fadel canta Guarnieri
Músicos:
Gustavo Sarzi (piano)
Junior Pitta (violão)
Raphael Moreira (percussão / bateria)
Alexandre Ribeiro (sopros)
Roteiro, Direção e Direção Musical de Heron Coelho

21h
Encontro com Georgette Fadel
“Os caminhos e descaminhos do ator”

16/12
19h30
Encontro com Fernando Bonassi
“A escrita para um teatro atual – gabinete x processo colaborativo”
+
livro "Vestido de Azul Celeste - a trajetória artística de 20 anos da
Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto-SP "

17/12
19h30
Encontro com Alexandre Mate
“Tessituras possíveis da escritura cênica”

21h
Encontro com Cíntia Alves
“O texto no teatro para crianças”
+
livro "Vestido de Azul Celeste - a trajetória artística de 20 anos
da Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto-SP”
18/12
19h30
Encontro com Cibele Forjaz
“A escrita coletiva da direção”
+
livro "Vestido de Azul Celeste - a trajetória artística de 20 anos da Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto-SP "

MINI CURRÍCULO DOS CONVIDADOS:

GEORGETTE FADEL
Prêmio Shell 2008 de melhor atriz na peça Gota D`agua. Diretora da Cia São Jorge de Variedades de São Paulo. Diretora convidada da Companhia Azul Celeste no espetáculo “Cem gramas de dentes”, em 2007.

FERNANDO BONASSI
Paulistano, nascido na Mooca em 1962. Escritor, roteirista e cineasta, tem inúmeros livros lançados, dentre os quais citamos: A incrível história de Naldinho, um bandidão o bandidinho?, O céu e o fundo do mar, 100 coisas, Declaração universal do moleque invocado (indicado para o Prêmio Jabuti em 2002), O amor é uma dor feliz, Ta louco! e Passaporte. Vencedor da bolsa do Kunstlerprogramm do DAAD, passou um ano em Berlim escrevendo. Tem contos e livros publicados na França, Alemanha e EUA. É formado em Cinema pela ECA-USP, tendo participado como diretor/roteirista dos filmes Castelo Rá Tim Bum e O trabalho dos homens. É dele o roteiro de Um céu de estrelas, longa de Tata Amaral. Para o teatro, escreveu As coisas ruins de nossa cabeça e participou da concepção de montagens do Teatro da Vertigem, de Antonio Araújo. Com a peça Woyzeck desmembrado retornou a parceria feita anteriormente com o ator Matheus Nachtergaele.

CIBELE FORJAZ
Diretora teatral premiada, sendo seus últimos espetáculos considerados muito importantes para a vanguarda do teatro brasileiro: Vemvai – o caminho dos mortos e Rainha(s) – Duas atrizes em busca de um coração.

CÍNTIA ALVES
Dramaturga convidada da Companhia Azul Celeste no processo de trabalho do espetáculo “Marcelo, marmelo, martelo”;
Autora e diretora Bacharel em direção teatral pela ECA / USP, com especialização em dramaturgia. Dentre seus principais trabalhos, destacam-se: “Gulliver”, vencedor de 11 categorias do Prêmio Dança Brasil de Teatro, incluindo Texto, Direção e Espetáculo, indicado para Prêmio Coca-Cola de Melhor Ator; “Moby Dick”, Prêmio Coca-Cola de Melhor Texto, e indicação ao Prêmio Apetesp de Melhor Texto e Direção; “Uma história que a manhã contou ao tempo para ganhar a Rosa Azul”, adaptação do romance “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, que recebeu o Troféu Mambembe de Melhor Texto, Direção e Espetáculo, e foi indicado para os Prêmios Coca-Cola e Apetesp como Melhor Texto, Direção, Espetáculo e Cenário; “Pedro Paulo Pedregulho”, vencedor do Prêmio APCA de Melhor Direção, recebeu quatro indicações para o Troféu Mambembe - Melhor Texto, Direção, Ator e Atriz. Entre outras atividades, foi coordenadora pedagógica da ONG Galpão 6, em Catanduva; representou o Brasil no I Simpósio Internacional de Teatro para a Infância e Juventude promovido pelo SESC e foi jurada do Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem.

ALEXANDRE MATE
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História do Teatro. Há longos anos desenvolve pesquisa de manifestações do teatro paulista. Na universidade pública, desde 1993, ministra atualmente aulas no Instituto de Artes da UNESP. Mestrado em Teatro-educação na ECA-USP e Doutorado em História Social pela FFLCH-USP.
É professor da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Nenhum comentário: